suplente de siderlane
Pressão de Caio Bebeto por vaga provoca reação até entre aliados do PL
Filho de deputado enfrenta críticas por agir de forma contraditória ao discurso bolsonarista
Vereadores de diferentes correntes ideológicas manifestaram incômodo com a pressão exercida pelo suplente Caio Bebeto (PL) para assumir de forma imediata a vaga do vereador Siderlane Mendonça (PL), afastado por decisão da Justiça Eleitoral. A movimentação do suplente, que é filho do deputado estadual Cabo Bebeto (PL), provocou reação até mesmo nos bastidores do próprio grupo político.
Conforme o jornalista Voney Malta, a atuação de Caio levou a Câmara Municipal de Maceió a divulgar uma nota oficial esclarecendo que "o vereador afastado pode permanecer até 120 dias fora do exercício do mandato sem necessidade de convocação do suplente".
A postura da família Bebeto também gerou críticas entre aliados do bolsonarismo. Internamente, chamou atenção o contraste com a retórica que costumam adotar quando políticos de direita são alvos de decisões judiciais.
Em outras ocasiões, pai e filho condenaram afastamentos determinados pelo Judiciário, sobretudo quando envolviam decisões monocráticas ou ações do Supremo Tribunal Federal (STF) contra medidas do governo Bolsonaro.
A mudança de posicionamento agora, quando a possível nomeação de Caio Bebeto depende justamente de uma decisão judicial contra um colega do mesmo partido, tem sido vista como oportunista por outros parlamentares.