POLÍTICA
Ao conceder reajuste, Dantas mantém tradição de aumento anual a servidores
Com o novo percentual, funcionalismo acumula mais de 25% de reajuste desde 2022
O governador Paulo Dantas enviou à Assembleia Legislativa de Alagoas um projeto de lei que prevê reajuste de 4,83% nos salários dos servidores estaduais. O aumento, que segue a inflação medida pelo IPCA, será retroativo ao mês de maio e vai beneficiar cerca de 100 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas.
Se aprovado, o reajuste vai elevar o acumulado de aumentos durante a gestão de Paulo Dantas para 25,68% desde 2022, mantendo a marca de reajuste anual em todos os anos do governo, algo inédito desde que o IPCA passou a ser usado como referência, em 2011.
A proposta foi construída com as equipes da Fazenda e Planejamento, respeitando as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal. O impacto na folha deve chegar a R$ 715 milhões em 2025, mas, segundo o governo, sem comprometer os investimentos em áreas como saúde, educação e infraestrutura.
“O equilíbrio das contas públicas garante que o Estado continue investindo e ainda consiga manter os salários atualizados”, comentou o governador.
A proposta segue a tendência de outros estados do Nordeste, como Rio Grande do Norte (4,83%), Paraíba (5%), Piauí (5,3%) e Ceará (5,8%). Já Pernambuco optou por reajustes diferenciados, com destaque para a Educação, que teve aumentos entre 6,2% e 8,3%.
No restante do país, o cenário é variado: seis estados ainda não anunciaram aumento este ano, e outros dois concederam reajustes abaixo da inflação. Estados como Goiás e Mato Grosso aplicaram o mesmo índice que Alagoas (4,83%), enquanto Santa Catarina lidera com um reajuste de 7,2%.