XADREZ POLÍTICO
JHC pode repetir "tradição" de ex-prefeitos ao não disputar governo em 2026
Kátia Born, Cícero Almeida e Rui Palmeira também optaram por não enfrentar a eleição estadual
O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), que estaria avaliando desistir da disputa pelo Governo de Alagoas em 2026, pode seguir tradição de ex-prefeitos que concluíram dois mandatos na capital sem tentar o Palácio República dos Palmares, como Ronaldo Lessa e Rui Palmeira.
Entre os ex-prefeitos, Kátia Born, Cícero Almeida e Rui Palmeira também optaram por não enfrentar a eleição estadual logo após deixarem o cargo. Mesmo com apoio popular, preferiram concluir a gestão municipal, sem se arriscar contra grupos políticos consolidados.
O nome de JHC surge em meio a rumores de acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). A articulação incluiria compromissos administrativos e a retirada de JHC da corrida ao governo, favorecendo o projeto do MDB, que tem Paulo Dantas no Executivo. Entre a moeda de troca estaria a nomeação de Marluce Caldas, sua tia, indicada por Lula na última sexta-feira para o Superior Tribunal de Justiça.
A decisão preservaria a administração de JHC em Maceió e garantiria fôlego para projetos futuros, como o Senado ou disputas nacionais. A dificuldade de enfrentar a máquina estadual e a influência de grupos como o de Renan Calheiros reforçam a cautela política.
Segundo aliados próximos, a desistência seria uma forma de pragmatismo e estratégia para evitar uma possível derrota e acabar ficando sem cargo.
Nem PL nem MDB confirmam oficialmente a composição. Mas a mudança de tom de JHC, menos crítico ao governo estadual e mais focado em gestão, é vista como sinal de que pode seguir a tradição: concluir o segundo mandato e não disputar o governo.