POLÍTICA

Renan Filho tem Alckmin como rival para vice na chapa de Lula; AL é plano B

Discussões ocorreram em almoço na quarta onde Lula reuniu vários nomes
Por Redação 25/07/2025 - 08:38
A- A+
Divulgação/PT
Renan Filho tem Alckmin como rival para vice na chapa de Lula
Renan Filho tem Alckmin como rival para vice na chapa de Lula

Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes, tem como principal concorrente Geraldo Alckmin (PSB) para ocupar a vice na chapa de Lula em 2026. Caso perca a disputa interna, Renan Filho e Renan Calheiros articulam como plano B a candidatura ao governo de Alagoas, cargo que ele já ocupou, segundo informações publicadas nesta sexta-feira, 25, pela jornalista Vera Rosa, do Estadão.

As discussões ocorreram em almoço na quarta-feira, 23, no Alvorada, reunindo Lula, Alckmin, João Campos, Márcio França, Gleisi Hoffmann e Pedro Campos. Lula quer manter Alckmin na vice, mas admite abrir espaço ao MDB para fortalecer alianças e garantir frações do partido em 2026.

Lula avalia que o Centrão não apoiará sua reeleição, mas trabalha para atrair parte de siglas como o MDB. Uma ala do partido defende apoio ao petista, desde que indique o vice. Outro grupo cogita Tarcísio de Freitas, caso ele entre na disputa presidencial, ou até uma candidatura própria.

Alckmin ganhou força ao liderar o comitê que busca saídas para o tarifaço de 50% anunciado pelos Estados Unidos, previsto para agosto. Ele tenta negociar mais prazo, mas até agora não teve resposta da Casa Branca. O governo prepara medidas para reduzir impactos ao setor produtivo.

Na conversa com João Campos, Lula discutiu palanques estaduais para 2026. Em Pernambuco, o PT apoia Campos ao governo. Em São Paulo, Lula quer nome competitivo contra Tarcísio, que deve buscar reeleição com apoio bolsonarista e aparece bem nas pesquisas eleitorais recentes.

Ex-governador de São Paulo, Alckmin teve o nome citado para disputar novamente o Palácio dos Bandeirantes, mas rejeita a ideia. Caso não seja vice, ele pode tentar vaga ao Senado. Ainda assim, Lula considera Alckmin essencial na chapa para atrair partidos de centro e manter alianças.

Na direita, o cenário depende da decisão de Tarcísio, que só deve concorrer ao Planalto se tiver aval de Bolsonaro, réu no Supremo Tribunal Federal. Se Tarcísio não disputar, aliados avaliam apoiar Ratinho Júnior, governador do Paraná, que tem bom desempenho nas pesquisas estaduais.

No MDB, o debate segue dividido. Parte defende aliança com Lula para manter espaço no governo. Outra ala quer apoiar candidato do campo bolsonarista ou lançar nome próprio. Enquanto isso, Renan Filho segue no páreo pela vice, tendo Alckmin como principal obstáculo nessa composição.


Encontrou algum erro? Entre em contato