INSS

Calheiros integra CPMI que investigará descontos ilegais em benefícios

Senador alagoano será um dos 15 titulares da comissão, que será instalada nesta quarta
Por Redação 19/08/2025 - 07:29
A- A+
Roque de Sá/Agência Senado
O senador Renan Calheiros
O senador Renan Calheiros

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará descontos ilegais em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será instalada nesta quarta-feira, 20, às 11h. 

A expectativa é que o senador Omar Aziz (PSD-AM) assuma a presidência e o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) fique com a relatoria, em acordo costurado entre as cúpulas do Senado e da Câmara.

Inicialmente, a instalação estava prevista para a semana passada, mas foi adiada a pedido do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para que líderes partidários concluíssem as indicações dos membros da comissão. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), confirmou a nova data.

Omar Aziz, que já comandou a CPI da Covid-19, foi indicado por Alcolumbre em consonância com a base governista. A escolha de Ayres para a relatoria foi articulada por Motta, que buscava um nome de perfil considerado moderado.

No primeiro encontro, além da eleição formal de Aziz, será oficializada a relatoria de Ayres. 

Senadores titulares da CPMI: Eduardo Braga (MDB-AM), Renan Calheiros (MDB-AL), Carlos Viana (Podemos-MG), Styvenson Valentim (PSDB-RN), Omar Aziz (PSD-AM), Eliziane Gama (PSD-MA), Chico Rodrigues (PSB-RR), Jorge Seif (PL-SC), Izalci Lucas (PL-DF), Eduardo Girão (Novo-CE), Rogério Carvalho (PT-SE), Fabiano Contarato (PT-ES), Leila Barros (PDT-DF), Damares Alves (Republicanos-DF) e Tereza Cristina (PP-MS).


Encontrou algum erro? Entre em contato