Descontos irregulares
Fábio Costa convoca irmão de Lula para depor em CPMI do INSS
Irregulares foram constatadas entre 2019 e 2024, período iniciado ainda na gestão de Jair Bolsonaro
O deputado federal Delegado Fábio Costa convocou José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Lula, para depor na CPMI do INSS. O religioso é vice-presidente do Sindnapi, sindicato que arrecadou R$ 259 milhões em descontos considerados irregulares nas aposentadorias entre 2019 e 2024, período iniciado ainda na gestão de Jair Bolsonaro.
Segundo Costa, a convocação busca esclarecer como funcionava a arrecadação da entidade e quem se beneficiou dos recursos. “Parece que estamos vendo os mesmos crimes de antes voltarem a acontecer. Vamos colocar na cadeia os responsáveis por assaltar os aposentados do Brasil”, afirmou o parlamentar.
As apurações identificaram que o Sindnapi, ligado à Força Sindical, foi a terceira entidade que mais arrecadou descontos no período. A PF aponta que o sindicato não apresentou documentos para comprovar que tinha autorização dos segurados para efetuar as cobranças.
Frei Chico assumiu a vice-presidência do Sindnapi em agosto de 2023, após indicação feita por Lula ao ex-presidente da entidade, João Batista Inocentini. O dirigente morreu no mesmo mês, e a presidência passou a Milton Baptista de Souza, que manteve o irmão do presidente na chapa.
A participação do sindicato nas investigações não resultou, até o momento, em bloqueio de recursos. A AGU solicitou medidas contra 12 entidades, mas deixou o Sindnapi fora da lista. O colegiado deve ouvir dirigentes sindicais, gestores do INSS e beneficiários nos próximos meses.