holofote

Relatoria da CPMI do INSS projeta deputado alagoano para cenário eleitoral

Alfredo Gaspar, relator da investigação, surge como possível candidato ao Senado em 2026
Por Redação 01/09/2025 - 08:12
A- A+
Assessoria
Relator da CPMI, Alfredo Gaspar
Relator da CPMI, Alfredo Gaspar

A indicação-surpresa do deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) para relator da CPMI do INSS reacendeu especulações sobre seus planos políticos e pode lhe garantir projeção nacional às vésperas das eleições de 2026.

Deputado de primeiro mandato, Gaspar ganhou destaque ao comandar a primeira sessão da comissão e declarou ser de direita “com muito orgulho”. “Não quero mal nenhum ao governo, mas aqui no meu relatório não haverá protegidos nem perseguidos. Quem meteu a mão no dinheiro do povo sofrido brasileiro não perguntou a mim se era conveniente”, afirmou.

No cenário eleitoral de Alagoas, a corrida ao Senado deve ser marcada pela disputa entre Arthur Lira (PP) e Renan Calheiros (MDB), mas a entrada de um terceiro nome, como o de Gaspar, poderia alterar o jogo. Entre aliados de Calheiros, acredita-se que Gaspar poderia atrair votos do eleitorado de direita, faixa de influência de Lira.

O deputado é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi secretário de Segurança Pública e promotor de Justiça, com bandeiras voltadas para o combate à criminalidade. A articulação sobre uma eventual candidatura bolsonarista em Alagoas deve envolver o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), dirigente do PL no estado, que mantém histórico de alianças e desentendimentos com Lira. Outro nome considerado para apoio do prefeito é o do ex-deputado estadual Davi Davino Filho, do Republicanos.

Aliados de Lira afirmam que Gaspar e o deputado não devem travar disputas diretas. “Se o Alfredo for candidato, quem perde é Renan Calheiros”, comentou um interlocutor.
Procurado, Gaspar disse que ainda não pensa nas eleições. “2026 está muito longe. Estou focado em cumprir o mandato que conquistei com o voto honesto do povo de Alagoas”, declarou à VEJA.


Encontrou algum erro? Entre em contato