levantamento

Genial/Quaest: 55% acreditam que houve tentativa de golpe no Brasil

Ainda segundo levantamento, 54% dizem que Bolsonaro participou da manobra
Por Redação 17/09/2025 - 09:11
A- A+
STF/Comunicação
Jair Bolsonaro durante interrogatório no STF
Jair Bolsonaro durante interrogatório no STF

A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest mostra que 55% dos brasileiros consideram que houve tentativa de golpe de Estado e 54% acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve participação no episódio. 

Apesar disso, 49% avaliam como excessiva a pena de 27 anos e três meses de prisão aplicada a ele. Medidas alternativas, como prisão domiciliar (51%), uso de tornozeleira eletrônica (48%) e inelegibilidade (47%), foram apontadas como mais adequadas.

O levantamento também registrou queda no apoio ao impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Em agosto, 46% eram favoráveis; agora, o índice caiu para 36%. Já a rejeição cresceu de 43% para 52%. Para 41% dos entrevistados, Moraes age de forma correta, enquanto 36% afirmam que o ministro exagera.

A anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro divide opiniões: 41% são contrários, 36% defendem que Bolsonaro seja incluído no benefício e 10% apoiam uma anistia restrita aos participantes. Entre lulistas, 22% apoiam a medida; entre bolsonaristas, 19% são contra.

Na avaliação do governo, a pesquisa aponta estabilidade: 51% desaprovam e 46% aprovam a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. O destaque no campo econômico foi o aumento de 34% para 41% da percepção de que está mais fácil conseguir emprego.

O levantamento foi realizado entre 12 e 14 de setembro, com 2.004 entrevistas presenciais em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.


Encontrou algum erro? Entre em contato