rinha de caciques
Lira e Renan travam disputa alagoana sobre isenção do Imposto de Renda
Câmara e Senado vão discutir, no mesmo dia, propostas para ampliar faixa de isenção
Na próxima terça-feira, 23, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal devem discutir, em paralelo, projetos que ampliam a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR). O embate coloca novamente em evidência a disputa política entre dois expoentes de Alagoas: o deputado Arthur Lira (PP-AL) e o senador Renan Calheiros (MDB-AL).
Na Câmara, Lira — relator da proposta que prevê isenção para quem recebe até R$ 5 mil — apresentará o texto a líderes partidários, em reunião convocada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
A expectativa é de que a movimentação destrave a tramitação da matéria, que é considerada prioridade pelo governo, mas enfrenta entraves sobre a compensação fiscal de cerca de R$ 25 bilhões.
No Senado, Calheiros, presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), deve apresentar relatório de um projeto alternativo. O emedebista tem criticado a demora da Câmara em avançar com a pauta e acusa o governo de usar a proposta como “moeda de troca” em negociações políticas.
A disputa ocorre em meio a um cenário eleitoral delicado. Segundo apuração da CNN, o presidente Lula (PT) tenta costurar um entendimento entre os dois líderes alagoanos de olho em 2026, buscando colocá-los no mesmo palanque na corrida pelo Senado.