MEIO AMBIENTE
Câmara de Maceió aprova comenda para Marina Silva, ministra de Lula
Comenda teve apoio de nomes da direita, como o vereador Thiago Prado
A Câmara Municipal de Maceió aprovou nesta segunda, 6, a concessão da comenda Selma Bandeira à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O projeto de Decreto Legislativo n° 97/2025 foi proposto pelo vereador Sílvio Camelo Filho e aprovado na CCJ da Casa.
O voto contrário foi do vereador Leonardo Dias (PL), já esperado. Mesmo assim, a comenda teve apoio de nomes da direita, como o vereador Thiago Prado (PP), devido a um acordo interno entre parlamentares de situação e oposição de não barrar homenagens.
Segundo o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, “está LEGÍTIMO E CONSTITUCIONAL o Projeto de Decreto Legislativo n. 97/2025”.
A proposta destaca que a honraria é concedida “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à nação brasileira e sua luta pela conservação ambiental que traz impactos diretos ao município de Maceió”.
A Câmara de Maceió segue a prática iniciada no legislativo estadual, que em 2025 concedeu títulos de cidadão de Alagoas a Damares Alves, Flávio Dino e Tarcísio de Freitas. Em 2024, o agraciado foi o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A entrega da comenda ainda não tem data definida e será realizada em Sessão Solene, conforme o parecer. A concessão encontra amparo legal no art. 312 do Regimento Interno da Câmara de Maceió.