POLÍTICA
Centrão prepara vingança após “faxina” de Lula e Gleisi em cargos federais
Pacote inclui anistia a Bolsonaro, revogação de decreto sobre Janja e reação à PEC da segurança
Integrantes do Centrão articulam uma série de medidas no Congresso para retaliar o governo Lula após a “faxina” em cargos federais ligados a partidos do bloco. A informação foi publicada pelo O Antagonista nesta quarta-feira, 15, revelando que o chamado “pacote da vingança” deve atingir diretamente pautas de interesse do Palácio do Planalto e da primeira-dama Janja da Silva.
Entre as ações discutidas estão a derrubada de um decreto que amplia os poderes da primeira-dama, o esvaziamento da PEC da segurança pública e a aprovação de uma anistia ampla a Jair Bolsonaro. O grupo também pressiona pela convocação de Frei Chico, irmão de Lula, e pretende votar pela derrubada do veto presidencial à Lei Geral do Licenciamento Ambiental na sessão de quinta-feira, 16.
A crise política se agravou após o Planalto exonerar cerca de 100 indicados de partidos como PP, União Brasil, PSD, MDB e Republicanos, em resposta à derrota na votação da MP 1303, que tratava da tributação de fundos de investimento. O corte atingiu cargos estratégicos em órgãos como a Codevasf, o Iphan, o Dnit e o Ministério da Agricultura.
Líderes do Centrão classificaram o movimento como uma tentativa do governo de punir deputados que votaram contra seus interesses e acusaram o Planalto de terceirizar falhas políticas à ministra Gleisi Hoffmann, responsável pelas Relações Institucionais. A avaliação é de que o Congresso deve reagir de forma coordenada, sinalizando que o apoio do grupo ao governo está cada vez mais condicionado à preservação de seu espaço no poder.