xadrez político
Integrantes do PSB de Alagoas avaliam possível migração para o PSD
Movimento dependeria de eventual controle da sigla pelo prefeito de Maceió
A possível migração de integrantes do PSB de Alagoas para o PSD ganhou força nos bastidores políticos, mas, até o momento, não há qualquer confirmação oficial sobre mudança no comando da legenda no Estado. A hipótese só se concretizaria caso o PSB nacional decidisse entregar o controle do diretório estadual ao prefeito de Maceió, JHC (PL).
Segundo interlocutores, a eventual ida de JHC e de sua mãe, a senadora Eudócia Caldas (PL-AL), ao PSB — partido da base do presidente Lula — estaria vinculada a um suposto acordo político que envolveu a nomeação de Marluce Caldas, tia do prefeito, para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Por enquanto, nenhuma liderança da executiva nacional do PSB sinalizou qualquer mudança. Fontes ligadas ao diretório alagoano afirmam que, pela relação institucional mantida com a cúpula nacional, qualquer alteração seria previamente comunicada.
Conforme o jornalista Voney Malta, dirigentes do PSB de Alagoas também reforçam que o partido possui estrutura consolidada no Estado e participação relevante na gestão estadual de Paulo Dantas (MDB), à frente das secretarias de Governo, Turismo, Ressocialização e Planejamento.
Além disso, destacam a presença da legenda nos 102 municípios alagoanos, com candidatos a prefeito, vice e vereador, e o alinhamento político com lideranças como Renan Calheiros, Paulo Dantas e Marcelo Victor, o que, segundo membros da sigla, garante bases sólidas para a formação de chapas competitivas em 2026.
Atualmente, o PSB em Alagoas é presidido por Paula Dantas, secretária estadual de Planejamento, e tem como vice-presidente Vitor Pereira, secretário de Governo.



