Globoplay
Documentário mostra apoio de Claudia Raia e Frota a Collor em 1989
Série do Globoplay mostra bastidores da eleição que levou o alagoano ao Planalto
O documentário Caçador de Marajás, recém-lançado pelo Globoplay, revisita a trajetória de Fernando Collor de Mello — da ascensão meteórica à queda após o impeachment nos anos 1990. No terceiro episódio, a produção destaca a campanha presidencial de 1989, marcada pela forte presença midiática e pela participação de celebridades, entre elas Claudia Raia e Alexandre Frota.
Na série, o casal relembra os bastidores de sua atuação na propaganda eleitoral que ajudou a projetar a imagem de Collor como um político moderno e “bem-nascido”. “Só um grande homem pode ser um bom político. E o Collor é um grande homem. Ele tem dignidade, educação, cultura. É sério, íntegro…”, afirma Claudia em uma das peças veiculadas à época.
Frota conta que ambos foram convidados por estarem “no auge do sucesso nas novelas” e que o objetivo era mostrar uma campanha positiva e leve. “Nós éramos o casal do momento. Tudo o que faríamos seria voltado a ele, ao país. Não vote em branco, vote colorido, vote Collor”, recorda o ator.
O documentário também aborda a polarização no meio artístico durante a disputa entre Collor e Lula. Frota compara a diferença de apoios à de “um jogo entre Flamengo e Ituano”, reconhecendo, em tom nostálgico, que às vezes se arrepende de não ter participado da famosa propaganda de Lula com artistas no Teatro Municipal: “Aquilo é emocionante”, admite.