bastidores

Eudócia Caldas recua de reunião com Jorge Messias após reação do PL

Encontro com bloco oposicionista é suspenso, e indicado ao STF segue buscando apoio
Por Redação 03/12/2025 - 06:08
A- A+
Assessoria
A senadora e mãe do prefeito JHC, Eudócia Caldas
A senadora e mãe do prefeito JHC, Eudócia Caldas

A senadora Eudócia Caldas (PL-AL) havia convidado o advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado pelo presidente Lula para o Supremo Tribunal Federal (STF), para participar de um almoço com os integrantes do bloco parlamentar Vanguarda. O encontro, previsto para esta terça-feira, 2, acabou sendo desmarcado após avaliação de que a reunião poderia gerar desgaste entre parlamentares ligados ao bolsonarismo.

Segundo o jornalista Voney Malta, o Vanguarda reúne senadores de oposição ao governo federal, entre eles Eduardo Girão (Novo-CE) e os 15 integrantes do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Diante da resistência interna, o gesto de aproximação articulado por Eudócia não avançou.

A movimentação ocorre em meio ao estreitamento de relações políticas desde a indicação de Marluce Caldas, cunhada da senadora e tia do prefeito de Maceió, JHC, para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). A escolha feita por Lula aumentou a interlocução entre o governo e setores do PL alagoano. 

Em nota, Eudócia afirmou que o encontro deverá ser remarcado: “Essa nova oportunidade permitirá um diálogo respeitoso e institucional, reforçando a democracia e os princípios republicanos”. Indicado em 20 de novembro, Jorge Messias segue articulando apoio no Senado para superar resistências e viabilizar sua aprovação para a vaga no STF.


Encontrou algum erro? Entre em contato