política
Zé Dirceu diz que Renan Filho deve voltar ao governo de Alagoas
Ex-ministro afirma que eventual saída de Filho dos Transportes enfraquece o Planalto
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu avaliou que o atual ministro dos Transportes, Renan Filho, deverá ser eleito governador de Alagoas. Em declaração ao Blog do Edivaldo Junior, Dirceu afirmou que a possível candidatura do alagoano representa uma perda para o governo federal, mas um benefício direto para o estado.
“Infelizmente para o Lula e felizmente para Alagoas”, resumiu Dirceu, ao comentar a perspectiva de retorno de Renan Filho ao Executivo estadual. Segundo ele, a eventual saída do ministro do primeiro escalão do governo federal significaria o afastamento de um dos quadros mais eficientes da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na avaliação do ex-ministro, os últimos 12 anos da política alagoana registraram avanços significativos, atribuídos às gestões de Renan Filho e do atual governador Paulo Dantas. Dirceu destacou melhorias em áreas como infraestrutura, economia, segurança, políticas sociais, educação e saúde. “Hoje o Estado é outro, vive uma realidade muito melhor”, afirmou.
Dirceu também avaliou que, caso reassuma o comando do Palácio República dos Palmares, Renan Filho encontrará um cenário mais favorável do que aquele enfrentado em seu primeiro mandato. Para ele, a combinação de um estado mais organizado com a permanência de Lula na Presidência tende a ampliar os resultados de uma eventual nova gestão.
Apesar de ressaltar os benefícios para Alagoas, o ex-ministro reiterou que o governo federal sairia prejudicado. Segundo ele, Renan Filho tem se destacado à frente do Ministério dos Transportes pela execução de grandes obras e avanços na infraestrutura nacional. “O Lula perde e o povo de Alagoas ganha”, afirmou.



