visita

Lula coloca adversários históricos no mesmo palanque em Alagoas

Agenda presidencial em Maceió reúne Renan Calheiros, Arthur Lira e JHC
Por Redação 23/01/2026 - 06:18
A- A+
PR
Presidente do Brasil, Lula visita Alagoas para inagurações
Presidente do Brasil, Lula visita Alagoas para inagurações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda nesta sexta-feira, 23, em Alagoas que deve reunir, no mesmo palco, lideranças políticas historicamente rivais no estado. A visita inclui a celebração de contrato para a construção de 2 milhões de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida.

O evento tende a aproximar publicamente o senador Renan Calheiros (MDB) e o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), adversários tradicionais na política alagoana, mas ambos alinhados ao governo federal. Os dois articulam candidaturas ao Senado com apoio de Lula, embora sigam em campos opostos no cenário local.

Também são esperadas as presenças do ministro dos Transportes, Renan Filho, cotado para deixar o cargo e disputar novamente o governo de Alagoas, e do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), o JHC, cujo futuro político permanece indefinido. A eventual entrada do prefeito na disputa pelo Palácio República dos Palmares levantaria dúvidas sobre acordos políticos firmados no ano passado, durante a aproximação com o Planalto.

Nos bastidores, aliados relatam que havia um compromisso para que JHC não concorresse ao governo estadual, o que favoreceria Renan Filho. O prefeito, no entanto, aparece empatado com o ex-governador em pesquisas recentes e segue filiado ao PL, partido pelo qual mantém aliança local com Arthur Lira — relação que também enfrenta incertezas.

Entre as hipóteses em circulação está uma candidatura de JHC ao Senado, o que poderia enfraquecer Lira na corrida pela Casa. Outra possibilidade aventada é o lançamento do nome da primeira-dama de Maceió, Marina Candia, que aparece bem posicionada em levantamentos eleitorais divulgados no fim do ano passado.



Encontrou algum erro? Entre em contato