Trump vai assinar decreto alterando o nome do Golfo do México logo após a posse, diz mídia
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, se reuniu na manhã desta segunda-feira (20) com o presidente Joe Biden para o tradicional chá na Casa Branca antes da cerimônia de posse. Participaram do encontro a primeira-dama, Jill Biden, e a sua sucessora no posto, Melania Trump.
A posse de Trump está prevista para ocorrer ao 12h (horário local, 14h no horário de Brasília). Devido ao clima gelado, a cerimônia será na Rotunda do Capitólio, seguindo o mesmo formato de 1985, quando Ronald Reagan tomou posse na área interna pelo mesmo motivo.
Trump planeja assinar decretos em série logo que tomar posse, em um modelo similar ao realizado pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, quando assumiu a presidência brasileira em 2022.
Segundo informou o jornal New York Post, um dos decretos muda o nome do Golfo do México para Golfo da América. Ademais, a montanha mais alta da América do Norte, localizada no Alasca, voltará a se chamar Monte McKinley — nome que recebeu do governo dos EUA até o presidente Barack Obama renomear em 2015.
Segundo o jornal, com base em uma prévia dos decretos acessada, a renomeação dos dois lugares tem como objetivo "homenagear a grandeza americana".
Outros decretos previstos para serem assinados, segundo a mídia local, abordam, entre outros temas, a questão de imigração e o restabelecimento da pena de morte em nível federal, que havia sido suspensa por Biden.
Por Sputinik Brasil