'Armas poderosas e blindagem multicamada': Rússia delineia principais aspectos do tanque do futuro

Por Sputnik Brasil 28/03/2025 - 07:23
A- A+
© Sputnik / Ramil Sitdikov / Acessar o banco de imagens
'Armas poderosas e blindagem multicamada': Rússia delineia principais aspectos do tanque do futuro

Os tanques do futuro serão modulares e adaptáveis, capazes de operar sem tripulação, enquanto receberão armas mais poderosas e proteção reforçada em vários níveis, disse à Sputnik Igor Meshkov, membro independente do conselho de diretores do consórcio Uralvagonzavod, que faz parte da corporação Rostec.

Segundo ele, o papel do tanque no campo de batalha é destruir o adversário com fogo direto, ao mesmo tempo resistindo ao fogo e ataques dos principais meios de destruição.

Meskov observou que o tanque do futuro, tal como hoje, deve manter suas qualidades básicas, ou seja, ser um veículo manobrável com capacidade de passagem por terreno difícil em esteiras, com a possibilidade de ser equipado com canhões poderosos, com uma torre rotativa e com a proteção mais forte entre os veículos blindados.

Uma vez que os tanques do futuro serão alvos de um fogo mais denso e poderoso de meios antitanque, artilharia, bem como aviação e certamente drones FPV e meios aéreos com inteligência artificial, eles devem ter uma proteção multicamada completa.

O especialista observou que "isso vai ser uma proteção em camadas de blindagem passiva e ativa, cercas e proteção adicional, complexo de defesa ativa, complexo de interferência de aerossol, sistemas de guerra eletrônica e ataque a laser e outros meios".

Blindados modulares do futuro poderão ser rapidamente modificados para diferentes condições. O consórcio especifica que eles devem ser capazes de trocar facilmente os módulos de combate com diferentes armas e reorganizar a proteção para ameaças específicas.

"Em particular, um tanque com um canhão padrão, se necessário, pode ser convertido em um carro com proteção reforçada do teto do casco e da torre e um canhão encurtado para ação em condições urbanas", segundo foi comunicado.

Por Sputinik Brasil


Encontrou algum erro? Entre em contato