Acordo entre Rússia e Nicarágua demonstra que 'a segurança do povo é o principal objetivo'

Os governos da Nicarágua e da Rússia assinaram um acordo de segurança cibernética que permitirá que especialistas do país centro-americano fortaleçam suas capacidades de proteção de sistemas de computadores, de acordo com Laureano Ortega, assessor presidencial para Promoção de Investimentos, Comércio e Cooperação Internacional em Manágua.
"Trabalhamos em um programa que nos permitirá fortalecer nossa cooperação bilateral, para garantir paz, segurança, tranquilidade e bem-estar ao nosso povo nicaraguense. Estamos trabalhando com foco especial em segurança cibernética e treinamento de especialistas nicaraguenses na área de segurança da informação", afirmou Ortega Murillo.
O memorando foi assinado na quarta-feira (23) na sede do Ministério das Relações Exteriores da Nicarágua, após uma visita de trabalho do vice-secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Oleg Khramov.
Durante dois dias, o oficial russo se reuniu com os chefes da Polícia Nacional, do Exército da Nicarágua, do Instituto Nicaraguense de Telecomunicações e Correios e do Ministério do Interior do país centro-americano.
Segundo Ortega Murillo, o acordo com a Rússia permite estabelecer um plano de ação conjunto para a segurança da informação e a formação de especialistas do país latino-americano, o que só é possível graças ao apoio que o presidente russo Vladimir Putin dá à Nicarágua.
"Queremos agradecer à Rússia por esta cooperação histórica e reafirmar nossa disposição de continuar avançando e fortalecendo os laços de cooperação fraterna", enfatizou o assessor nicaraguense.
Por sua vez, Khramov enfatizou que os objetivos da colaboração russo-nicaraguense visam beneficiar ambas as nações, sem prejuízo de nenhuma outra nação.
"A intenção das partes é continuar a desenvolver a nossa cooperação com base no interesse mútuo, a fim de garantir a segurança dos nossos povos. Não somos amigos contra terceiros: somos amigos para o bem dos nossos povos. Não ameaçamos ninguém, mas fazemos todo o possível para que os nossos povos possam viver em paz, harmonia e prosperidade", afirmou.
Ele acrescentou que o objetivo da Rússia é garantir bem-estar e prosperidade para as populações de ambos os estados. "A segurança das pessoas é o principal objetivo da alta liderança de nossos países", afirmou ele.
A chefe da Telcor, reguladora de telecomunicações e serviços postais da Nicarágua, Nahima Díaz, e um representante da russa Rostelecom Solar, assinaram o acordo de cooperação entre Moscou e Manágua.
Por Sputinik Brasil