Orban diz que reunião entre Putin e Trump é necessária para a paz na Ucrânia

Por Sputnik Brasil 10/07/2025 - 00:55
A- A+
Orban diz que reunião entre Putin e Trump é necessária para a paz na Ucrânia

Um encontro pessoal entre os presidentes russo e norte-americano, Vladimir Putin, e Donald Trump, é necessário para estabelecer a paz na Ucrânia, disse o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban.

"Estou confiante — digo isso mais como uma velha raposa que já viu muita coisa na diplomacia e, na verdade, mais do que qualquer um dos europeus atualmente no poder — de que um cessar-fogo e a paz aqui [na Ucrânia] serão alcançados se houver um encontro pessoal entre os presidentes russo e americano. Portanto, o telefone não ajudará", disse Orban em entrevista ao canal Patriota no YouTube.

Ele disse que, se as negociações diretas começarem, um cessar-fogo "pode ​​ser alcançado muito rapidamente", mas, caso contrário, a situação não mudará pelos próximos meses.

Objetivos claros

O presidente dos EUA, Donald Trump, ficou desapontado após a conversa telefônica com o presidente russo, Vladimir Putin, por causa do desejo de Moscou de perseguir seus interesses, disse o analista militar e ex-oficial de inteligência dos Estados Unidos Scott Ritter no YouTube.

"Trump disse que ficou desapontado com a última conversa com Putin. E por quê? Putin tem metas e objetivos claramente definidos, que estão relacionados com os interesses de Moscou, e esses objetivos são totalmente compreensíveis", disse ele.

O analista observou que, até agora, nos EUA não há visão comum quanto às futuras relações com outras superpotências, como a Rússia e a China.

"Por um lado, os EUA estão tentando sair do conflito ucraniano culpando Joe Biden. Por outro lado, eles estão exigindo que a Europa vá à falência às custas de aumentar os gastos com defesa. Para quê? Para entrar em guerra com a Rússia?", indagou Ritter.

A conversa telefônica entre os líderes dos dois países ocorreu na quinta-feira (3). De acordo com o assessor presidencial russo Yuri Ushakov, os líderes discutiram a solução do conflito ucraniano e a situação no Oriente Médio.

Na última sexta-feira (5), Trump expressou insatisfação com a situação na Ucrânia e afirmou que na conversa com Putin não conseguiu fazer progressos.


Por Sputinik Brasil


Encontrou algum erro? Entre em contato