Míssil russo que pode mudar tudo: analista chinês avalia potencial de Burevestnik

O míssil de cruzeiro estratégico russo Burevestnik pode mudar o equilíbrio de forças no potencial nuclear estratégico global, afirmou Song Zhongping, especialista em assuntos militares, ao jornal chinês Global Times.
Zhongping destacou que o desenvolvimento russo Burevestnik é uma arma única de enorme alcance.
"O Burevestnik é uma arma única que está sendo desenvolvida pela Rússia. Ao contrário dos mísseis de cruzeiro convencionais, que dependem de propulsores químicos, o Burevestnik usa energia nuclear, concedendo-lhe alcance quase infinito", ressaltou.
Segundo o analista, normalmente, as ogivas nucleares são instaladas em mísseis balísticos ou mísseis de cruzeiro movidos a produtos químicos.
Dessa forma, sublinhou ele, a Rússia se tornou o primeiro país a desenvolver armas movidas a energia nuclear.
"A arma, se desenvolvida com sucesso, poderia, em alguns graus, mudar o padrão da força nuclear estratégica global", acrescentou.
Assim, finalizou o especialista, o desenvolvimento de combustível nuclear pode ser tecnicamente desafiador e novos testes podem ser direcionados para resolver esses desafios.
Em outubro de 2023, o míssil de cruzeiro estratégico Burevestnik com propulsor nuclear passou com sucesso nos testes. Os militares russos notaram que o míssil, que voa a baixa altitude, é invulnerável a todos os sistemas de defesa antimísseis e antiaéreos existentes e futuros.
Por Sputinik Brasil