Foi repórter e diretor geral da Radio Novo Nordeste de Arapiraca e titular da Comarca de Piranhas, na condição de Juiz de Direito.

Conteúdo Opinativo

Prefeito Barbosa não conseguiu ainda se destacar entre os seus 102 colegas

12/07/2021 - 07:41
Atualização: 12/07/2021 - 09:01

ACESSIBILIDADE

Arquivo montagem JF
Luciano não se destaca e JHC desponta como melhor prefeito de Alagoas.
Luciano não se destaca e JHC desponta como melhor prefeito de Alagoas.

Com uma equipe de primeiro escalão equilibrada, onde as mulheres levam uma ligeira vantagem com a titularidade de 10 dos 19 cargos na Prefeitura, o terceiro mandato do Prefeito Luciano Barbosa, à frente do Poder Executivo de Arapiraca, não conseguiu ainda deslanchar nesses quase 7 meses de gestão, como era esperado pela população arapiraquense e, certamente, pelo próprio prefeito.

O que se tem visto nesse período inicial de administração, são titulares de algumas Secretarias promovendo ações que têm desagrado a boa parte da população, como é o caso do aumento de impostos e taxas, redução de descontos para pagamento de tributos na data do vencimento, burocratização desnecessária imposta aos contribuintes, lixos acumulados em vários pontos da cidade, ruas esburacadas, calçadas substituídas por vegetação, agressão física de agentes contra ambulantes, dentre outras ações reprováveis.

Nos primeiros dias de sua administração, Barbosa recebeu sugestão para pôr em funcionamento o Conselho Político e Administrativo Municipal, seguindo a orientação do art. 1º. da Constituição Federal, onde está assegurado que "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição". Até o momento, o Prefeito não se dispôs a acolher essa sugestão.

Ainda no início da gestão de Barbosa, sugeriram-lhe criar uma Ouvidoria Geral, com estrutura que, de forma desburocratizada e rápida, permitisse o acesso dos munícipes ao administrador, para lhe apresentar críticas, reclamações, solicitação de soluções de problemas e sugestões. A ideia seria usar essas informações recebidas para ajudar na elaboração de políticas públicas, que a população esteja realmente sentindo a necessidade de tê-las. Barbosa também não sinalizou se vai ou não acolher essa sugestão.

Observa-se, assim, que Luciano Barbosa (MDB), ex vice-governador de Alagoas, está preferindo administrar Arapiraca sozinho e sem ouvir ninguém, atitude que talvez seja responsável por ele não ter conseguido, até o momento, ser destaque entre os 102 prefeitos de Alagoas como se esperava, cedendo o lugar de gestor mais atuante e popular para o jovem prefeito de Maceió, JHC (PSD), que aparece, inclusive, como eventual candidato a Governador do Estado, no pleito de 2022.

NOTAS:

CPI DO SENADO: Seu grande destaque é a histeria e o ódio de alguns membros
A Comissão Parlamentar de Inquérito, instalada no final de abril no Senado Federal, por determinação do ministro Luís Roberto Barroso (STF), para apurar culpados pelas mais de 500 mil mortes de brasileiros, decorrentes da COVID-19, segue em frente, pelo menos até o início de agosto, como um grande palanque político eleitoral para alguns dos seus membros, principalmente, para os seus três mais importantes atores, Omar Aziz (PSD-AM), presidente, Randolph Rodrigues(REDE-AP), vice-presidente e Renan Calheiros (MDB-AL), relator.
Buscando incriminar, a qualquer custo e de qualquer forma, o presidente Jair Bolsonaro, essa CPI, que está sendo alcunhada do CPI do Circo, tem se destacado pela arrogância, pela má educação, pelas atitudes antidemocráticas e pelas asneiras ditas e praticadas por alguns dos seus componentes, que têm despudoradamente se destacado pelo histerismo e o ódio que ali têm destilado.

CAMPO ALEGRE: COVID é combatida sem burocracia

A Secretaria de Saúde do município de Campo Alegre iniciou, no dia 08/07, a vacinação contra a COVID19 de pessoas com 30 anos de idade ou idade superior a esta. Até aí nenhuma grande novidade, a grande novidade do programa de vacinação em Campo Alegre está na desburocratização do processo, que não exige comprovação de residência e sua extensão do horário de atendimento, que vai até as 20;00 horas, em determinados dias.
A população do município e da região conta com três postos de atendimentos, Espaço vida na sede do município, onde é oferecida a vacina Pfizer; UBS Olival, também na sede do município, onde se está aplicando a vacina Janssen e no Ginásio de Luziápolis, onde também se está aplicando a vacina Janssen.

ISOLAMENTO: Renan continua controlando a vida dos alagoanos
O novo decreto do governador Renan Filho (MDB), publicado no dia 8 passado, coloca Alagoas na fase Laranja do Plano de Distanciamento Social Controlado e autoriza o funcionamento de bares e restaurantes até as 22h, abre cinemas, teatros, museus, circos, parques temáticos e autoriza a realização de eventos, a partir da 0h de sexta-feira (09/07), até o dia 22 de julho.
Sem abrir mão do controle da vida dos alagoanos, Renan decretou ainda que os eventos sociais, corporativos e celebrações somente estarão liberados a partir do dia 12 deste mês, com número reduzido de pessoas. A proibição de circulação de pessoas durante a madrugada continua proibida, pelo menos até o dia 22, quando o governador deverá reunir, carnavalescamente, a imprensa para divulgar novo decreto de controle das vidas dos alagoanos.

ASA: Importante vitória na justiça

A Agremiação Sportiva Arapiraquense-ASA, sob a presidência do desportista Moises Machado Filho, teve uma importante vitória no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, com o atendimento ao pedido de parcelamento de sua dívida trabalhista e o consequente desbloqueio das suas contas bancarias.
Com essa decisão do TRT, o ASA receberá todos os recursos que lhes forem destinados, passando a administra-los pagando suas dívidas trabalhistas, débitos com fornecedores de produtos e serviços e os salários dos seus atletas e empregados. Resta agora montar um bom plantel e ir a campo nos próximos jogos em busca das vitórias. Cabe, agora a Diretoria do ASA e a sua torcida agradecer aos 8 desembargadores do TRT, aos juízes do Trabalho Fernando Falcão e Sergio Queiroz e ao arapiraquense Tutmés Airan, Desembargador do TJ Alagoas, por essa importante vitória

FHC: Declarações divergentes

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o FHC (PSDB), num certo momento disse, e a revista Isto É publicou, “que nunca, como antes, se roubou tanto neste país e que o país foi quebrado pelo lulapetismo”. Esquecendo o que dissera, final do mês de maio, deste ano, FHC reuniu-se com o expresidiário Lula e declarou apoio ao mesmo, na sua pretensão de voltar a presidir o Brasil. Em decorrência dessa atitude, o velho sociólogo foi escorraçado pelo seu partido, o PSDB. Mais recentemente o ex-presidente veio outra vez a público e, talvez para se redimir da bobagem que fez e disse no final do mês de maio, ao se reunir com Lula e lhe declarar apoio, ele deu a seguinte declaração, que a CNN Brasil publicou: “O Lula e eu já erramos, é outro momento da história. Eu tenho consciência disso, mas o Lula não tem, Bolsonaro é sim um Mito”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato