Conteúdo Opinativo

Arthur Lira e Renan disputam comando político de Alagoas

Por 01/10/2022 - 09:03
Atualização: 01/10/2022 - 10:55

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Calheiros e Lira
Calheiros e Lira

O embate entre o deputado Arthur Lira e o senador Renan Calheiros pelo domínio político de Alagoas não será decidido na eleição deste ano, como planejou o astuto presidente da Câmara dos Deputados. Com a possível vitória de Renan Filho ao Senado e de Paulo Dantas ao Governo, Arthur Lira sairá do confronto menor do que entrou, enquanto Renan fortalece seu grupo e ganha fôlego para as próximas batalhas.

Mesmo com a reeleição garantida, Lira não terá vida fácil num provável Governo Lula e, dificilmente, se manterá no comando do “Centrão” e seu bilionário orçamento secreto, que bagunçou as eleições desde ano pela força do dinheiro. Uma possível volta do PT ao Governo tornará mais difícil a reeleição de Lira para a presidência da Câmara Federal.

Consolidada a tendência dessas eleições, e com o senador Fernando Collor fora de combate, o clã de Murici permanecerá dando as cartas em Alagoas ainda por muito tempo, enquanto Arthur Lira lutará por uma vaga no Senado na eleição de 2026.

Outro político que sairá fortalecido do embate eleitoral desse ano é o deputado Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa, não só pela possível reeleição. Seu maior feito foi unir o Legislativo e liderar o grupo majoritário que indicou Paulo Dantas a governador interino com direito à reeleição. Uma possível vitória de Dantas levará Marcelo Victor a alçar voos mais altos na política alagoana.

* Esse texto é opinativo e faz parte da seção Sururu, do EXTRA ALAGOAS. 


Encontrou algum erro? Entre em contato