Conteúdo Opinativo

Na disputa de poder com Lira, Renan perde com a provável reeleição de Lira

Por 19/12/2022 - 14:30

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Renan Filho
Renan Filho

Lula é amigo de Renan, que é inimigo de Lira, que virou amigo de Lula, que está costurando um acordo entre os dois caciques alagoanos. Na disputa de poder com o deputado, o senador perdeu o primeiro round e deve ser derrotado por nocaute com a provável reeleição de Lira para presidente da Câmara Federal.

Nos bastidores do novo governo é consenso que Lula busque uma saída honrosa para o senador alagoano e, assim, evitar um embate direto com o chefe do Centrão, além de selar uma trégua entre Lira e Renan pelo menos até as próximas eleições.

A solução seria dar um ministério a Renan Calheiros que indicará o senador Renan Filho para o cargo, já com o aval do MDB nacional. Ao integrar o alto escalão do Governo Lula, Renanzinho se credenciaria para governar Alagoas pela terceira vez, com o apoio do atual governador Paulo Dantas, que não disputará as eleições de 2026.

Pelo calibre das acusações mútuas entre os dois ferrenhos adversários, é difícil fechar um acordo de paz entre os dois caciques, mas o presidente eleito tem dado provas de que fará aliança até com o diabo para não ter de brigar com o Centrão. Lula é capaz até de defender o famigerado “orçamento secreto”, gazua manejada por Lira para sequestrar o Orçamento da União e desviar recursos públicos sem ser fiscalizado.

Como em política nada é impossível, um armistício com os Calheiros pode dar espaço para Arthur Lira virar senador em 2026 quando duas das três vagas serão renovadas. De quebra, Renan também pode conquistar seu quinto mandato consecutivo de senador da República. E todos serão felizes até o próximo embate eleitoral.


Encontrou algum erro? Entre em contato