Conteúdo Opinativo

Dantas quer trazer novas indústrias para Alagoas

Por 15/01/2023 - 12:24

ACESSIBILIDADE

Thiago Sampaio - Agência Alagoas
O governador Paulo Dantas
O governador Paulo Dantas

O Governo Paulo Dantas tem demonstrado interesse em trazer novas indústrias para Alagoas, com incentivos fiscais garantidos pelo Prodesin. Mas até agora ninguém se mexeu para destravar o nó jurídico em que várias empresas do Polo Industrial de Marechal Deodoro estão atadas, com dificuldades para expandir seus negócios.

No Governo Téo Vilela, essas indústrias se instalaram em terrenos doados pelo Estado sem a devida titulação da terra, que estava em disputa judicial. As empresas receberam financiamento do Banco do Nordeste, mas até hoje não puderam regularizar os imóveis, ficando impedidas de contrair novos empréstimos.

Mais grave: com a ação judicial em fase de execução de sentença, essas indústrias correm o risco de despejo por ocupação ilegal dos terrenos onde estão instaladas. São grandes empresas como Cimento Zebu, Cerâmica Portobello, Jaraguá Equipamentos, E-palete e outras. Todas estão em situação irregular e podem ser acionadas na Justiça para pagar indenizações por danos morais e lucro cessante.

O imbróglio tem origem em decisão abusiva do governo da época que desapropriou uma área rural em litígio com base em documentos fraudulentos. Após anos de vai-e-vem nas instâncias judiciais, a Justiça reconheceu o erro, mas o esbulho ainda não foi reparado. Além dos entraves burocráticos das protelações e trâmites judiciais, há interesses inconfessáveis que estão travando a execução da sentença e o desfecho do caso.



Encontrou algum erro? Entre em contato