Conteúdo Opinativo

Lira dá sinais de estar disposto a trocar o papel de vilão da República

Por 08/07/2023 - 07:57

ACESSIBILIDADE

José Cruz/Agência Brasil
Arthur Lira e Lula
Arthur Lira e Lula

O deputado Arthur Lira tem dado sinais de estar disposto a trocar o papel de vilão da República pela fama de mocinho que salvou o país da insanidade tributária. Seu empenho em aprovar o pacote econômico do Governo Lula é tanto que até os aliados desconfiam de tanta generosidade.

Quem o conhece sabe que princípios republicanos sempre passaram ao longe de suas preocupações como parlamentar e homem de negócios. Lula sabe disso mais do que ninguém, mas embarcou de mala e cuia nas “boas intenções” do chefe do Centrão, até mesmo por falta de alternativa. 

Arthur Lira captou bem os anseios da nação por mudanças na gestão pública, e enxerga a oportunidade perfeita para limpar sua imagem e passar para a história como o cara que fez a reforma tributária. Com isso também pode mudar a maldição da reeleição, fazer o sucessor no comando da Câmara e continuar dando as cartas no Centrão. 

Ao tentar impor-se como protagonista da agenda econômica, Arthur Lira quer carimbar a reforma tributária como legado de sua gestão na Câmara dos Deputados e deixar para trás os fatos negativos ligados a orçamento secreto, kits de robóticas, taturanas, hospitais e outros tipos penais que continuam rendendo manchetes negativas.

Se a reforma aprovada for apenas um remendo fiscal, Arthur Lira há de lembrar Ulysses Guimarães ao promulgar a Constituição de 1988. “Não é a Constituição perfeita, mas a que conseguimos aprovar”. 

Embora a história não perdoe quem desonra a própria biografia, nunca é tarde para corrigir seus malfeitos. Mas também nunca é demais lembrar que mesmo em pele de raposa, lobo sempre será lobo.


Encontrou algum erro? Entre em contato