Conteúdo Opinativo

Venda da Braskem: Dantas exige compensação pelos danos ambientais

Por 17/07/2023 - 13:40
Atualização: 29/07/2023 - 07:12

ACESSIBILIDADE

Secom/AL
Paulo Dantas
Paulo Dantas

A recente decisão do Governo de Alagoas em defesa das vítimas da Braskem e as medidas a serem tomadas para que a mineradora efetivamente pague pelos danos ambientais, sociais e econômicos devidos ao Estado representam uma “virada de mesa” política.

Até então alijado das negociações sobre a venda da Braskem, o governador Paulo Dantas exige que a partir de agora qualquer acordo nesse sentido terá que incluir o passivo ambiental com Alagoas. A decisão é histórica em relação aos governos anteriores, que foram no mínimo omissos nas causas ambientais.

A posição oficial do Estado divulgada através de Nota Relevante causou impacto entre os alagoanos, nos meios políticos do país e entre entes federais ligados ao tema. Essa decisão trava a venda da Braskem até mesmo para a Petrobras, maior acionista da mineradora depois da Odebrecht, hoje Novonor.

Vale registrar que medida assinada pelo governador somente foi possível graças à corajosa posição do senador Renan Calheiros, que vem sendo um baluarte dessa causa coletiva. Louve-se também a atitude de Paulo Dantas que sempre apoiou as iniciativas de Renan no caso Braskem.

O memorável documento inaugura uma nova etapa de onde surgirão outras medidas para avançar na solução do grave problema, focando o reposicionamento da bilionária dívida da Braskem com Alagoas em novas instâncias decisórias, fora do Estado.

Os cidadãos de Alagoas e os 130 mil afetados diretamente pelo megadesastre ambiental começam a sentir que o impossível pode se tornar possível com criatividade, competência e, sobretudo, vontade política.


Encontrou algum erro? Entre em contato