Conteúdo do impresso Edição 1273

ELEIÇÕES

Pesquisa indica continuidade da família Gonçalves no comando de Rio Largo

Esposa de Toninho Lins tenta reverter favoritismo em meio a oposição fragmentada
Por BRUNO FERNANDES 06/07/2024 - 05:00

ACESSIBILIDADE

ASCOM/Rio Largo
GG quer eleger o sobrinho Carlos Gonçalves seu sucessor
GG quer eleger o sobrinho Carlos Gonçalves seu sucessor

Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Ápice, registrada sob o número AL06284/2024 no Tribunal Superior Eleitoral, revelou a possibilidade da continuidade da dinastia Gonçalves no comando da Prefeitura de Rio Largo. Carlos Gonçalves, pré-candidato do Partido Progressistas e sobrinho do atual prefeito Gilberto Gonçalves, lidera com folga as intenções de voto.

Segundo a pesquisa divulgada no último dia 30 e encomendada pela página *Política Alagoana*, Carlos Gonçalves possui 50,9% das intenções de voto na modalidade espontânea, onde os eleitores mencionam seu candidato preferido sem estímulo prévio. Um considerável contingente de 29,1% dos eleitores ainda não decidiu seu voto, enquanto outros candidatos, como Izabelle Lins (PDT) e Pedro Victor (MDB), registram 8,3% e 3,8% de apoio, respectivamente.

Na pesquisa estimulada, que apresenta uma lista de candidatos aos entrevistados, Carlos Gonçalves mantém a liderança com 56,9% das intenções de voto. Neste cenário, 19,1% dos eleitores ainda estão indecisos, enquanto Izabelle Lins figura com 12,1% de preferência e Pedro Victor com 6% de apoio.

Os dados também revelaram a taxa de rejeição dos candidatos, com Pedro Victor liderando com 33%, seguido por Izabelle Lins com 18%. Um número significativo de entrevistados, 18%, não soube ou não quis responder sobre sua rejeição a algum candidato. Os dados indicam uma vantagem clara para Carlos Gonçalves, favorecido pela divisão na oposição local. Nomes como Pedro Victor tentam unificar um campo fragmentado, porém enfrentam dificuldades significativas diante da popularidade e estrutura consolidada do grupo Gonçalves em Rio Largo. A pesquisa, realizada entre os dias 25 e 27 de junho de 2024, entrevistou 1.050 eleitores, com margem de erro de 3%.

Apesar dos números, a ex-primeira-dama da cidade de Rio Largo, Izabelle Lins (PDT), esposa do ex-prefeito Toninho Lins, demonstra ter pego gosto pela política, ganhou as ruas do município e vai em busca da cadeira do Poder Executivo, como comprovam suas redes sociais. Por conta da sua desenvoltura na arte de fazer a política quando vai visitar, dialogar e conversar com os comerciantes, empresários, lideranças políticas e moradores da cidade, Izabelle tem tido um crescimento como pré-candidata – em pouco tempo e até inesperado – nas pesquisas que estão sendo feitas no município para consumo interno do partido.

Os números do Ápice levam em consideração o eleitorado com 16 anos ou mais, sendo 49% do sexo masculino e 51% do sexo feminino. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa mediante entrevistas com questionários estruturados, realizando uma amostragem aleatória estratificada representativa do eleitorado.

Tranquilo quanto à continuidade da família no poder da Prefeitura de Rio Largo, Gilberto Gonçalves tenta expandir sua influência para municípios próximos, como Messias. Lá, a corrida pela prefeitura está intensa com a entrada de GG Filho, filho do prefeito de Rio Largo. Embora seja de Rio Largo, GG possui certa popularidade na região vizinha, o que pode complicar ainda mais a tentativa de Jarbas Omena de retornar à prefeitura e atrapalhar os planos de Marcos Silva, atual prefeito (PTB). Marcos Silva, que busca a reeleição, tem o apoio do governador Paulo Dantas (MDB), enquanto Jarbas Omena, ex-prefeito, ainda não ganhou apoio significativo.


Encontrou algum erro? Entre em contato