Conteúdo do impresso Edição 1279

ELEIÇÕES

Marcelo Victor segue passos de Paulo Dantas e pode virar tampão

Popularidade herdada de Renan Filho pode ser a chave para futuro do atual governador
Por BRUNO FERNANDES 17/08/2024 - 06:00
A- A+
MDB
Marcelo Victor (de camiseta com logo) na convenção do MDB em Quebrangulo
Marcelo Victor (de camiseta com logo) na convenção do MDB em Quebrangulo

O deputado Marcelo Victor (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, tem sido presença constante em convenções partidárias nos municípios, levantando especulações sobre suas ambições políticas e evocando a trajetória de um nome conhecido na política alagoana: Paulo Dantas.

Sua participação em diversos eventos sinaliza uma provável candidatura a um cargo majoritário em 2026, especialmente se Paulo Dantas decidir não concluir seu mandato como governador para disputar outro cargo, como o de deputado federal, e o vice-governador Ronaldo Lessa (PDT) também renunciar, possibilidade cada vez mais plausível no cenário político que se desenha.

O movimento de Marcelo Victor remete à estratégia utilizada por Paulo Dantas em 2022. Quando Renan Filho renunciou ao cargo de governador, Dantas, então deputado estadual, foi escolhido pela Assembleia para assumir interinamente, antes de concorrer à reeleição e sair vitorioso. Antes do pleito, Dantas, assim como Victor, passou a ser visto com frequência ao lado de Renan e seu pai em cidades do interior, especialmente em inaugurações.

Na época, Renato Filho, prefeito de Pilar, chegou a ser cogitado para substituir Renan Filho, mas a estratégia foi abandonada após a popularidade de Dantas, aliada ao apoio na ALE, ser testada. Agora, com a possível candidatura de Dantas nas eleições de 2026, especula-se que Victor possa ocupar o cargo de governador-tampão daqui a dois anos, repetindo o ciclo.

A trajetória política de Dantas serve como um precedente importante para Victor. Se ele decidir disputar um cargo em 2026, terá que renunciar ao governo logo no início do ano, da mesma forma que o vice Ronaldo Lessa, abrindo espaço para que o presidente da Assembleia assuma como governador interino. Esse cenário coloca Victor em uma posição estratégica, especialmente considerando suas recentes atividades políticas e sua influência na Casa de Tavares Bastos.

Dantas, que assumiu como governador-tampão em maio de 2022, tem uma alta aprovação popular, fruto de sua gestão e da continuidade das políticas de Renan Filho. Essa popularidade poderá ser crucial para uma eventual candidatura a deputado federal em 2026. Uma pesquisa do DataSensus, divulgada em janeiro, mostrou que 56% dos alagoanos aprovam a administração de Dantas, o que reforça seu capital político.

O sucesso de Dantas em sua eleição reflete não só seu desempenho administrativo como “tampão”, mas também a força do grupo político que o sustenta. Dessa forma, a possível ascensão de Marcelo Victor ao governo como “tampão” não seria apenas uma repetição de um movimento político, mas também uma estratégia calculada para manter a coesão e o poder dentro do grupo calheirista.

Além disso, a aproximação de Victor com Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, sugere uma articulação mais ampla no cenário político alagoano. Lira, uma figura influente tanto no estado quanto no plano nacional, poderia ser um aliado importante para Victor em sua possível ascensão ao Governo de Alagoas, reforçando ainda mais essa hipótese.

Caso Dantas renuncie para concorrer a um cargo em 2026, essa será sua única oportunidade de continuar na política, já que ele não poderá buscar a reeleição para governador. Isso porque o tempo que passou como governador-tampão é considerado como seu primeiro mandato. Assim, Dantas deverá usar sua popularidade e o apoio de seu grupo político para almejar uma nova posição no cenário político.

Por outro lado, a movimentação de Marcelo Victor também pode ser vista como uma tentativa de consolidar seu próprio espaço. Como presidente do Legislativo, ele já desempenha um papel de destaque, mas assumir o governo, ainda que de forma interina, poderia elevar sua posição para futuros desafios eleitorais.


Encontrou algum erro? Entre em contato