Conteúdo do impresso Edição 1288

BAIRROS AFUNDANDO

Braskem suspende enchimento de mina após recalque no solo

Relatório sobre situação do poço foi encaminhado à ANM e área está isolada
Por JOSÉ FERNANDO MARTINS 19/10/2024 - 05:00

ACESSIBILIDADE

REPRODUÇÃO YOUTUBE
Antigo campo do CSA em registro feito por drone na terça, dia 15
Antigo campo do CSA em registro feito por drone na terça, dia 15

A Braskem comunicou oficialmente à Agência Nacional de Mineração (ANM) em Alagoas a suspensão temporária das operações de enchimento da cavidade 27, localizada na Área 3, após identificar um recalque superficial no solo durante inspeções de rotina. A medida, tomada de forma preventiva, foi adotada apesar de a área afetada estar fora do raio de segurança da cavidade, conforme informado pela empresa.

Segundo o relatório enviado à ANM, a Braskem detalhou que, após as atividades de nivelamento do solo, a operação de enchimento da mina 27 foi retomada, mas um novo recalque foi observado no mesmo local. A empresa destacou que o sistema de monitoramento geotécnico não identificou qualquer atividade microssísmica (tremor) atípica na área e que os sensores de deslocamento (DGPS) também não indicaram movimentações anormais.

No entanto, como precaução, a área foi isolada, e a empresa assegurou que o Plano de Fechamento das Frentes de Lavra, incluindo o enchimento das cavidades 20 e 21, segue conforme o cronograma. A Defesa Civil de Maceió foi comunicada do incidente, e a Braskem informou que, após a conclusão de novas avaliações, os resultados serão compartilhados com a ANM, juntamente com a data de retomada das operações na cavidade 27.

O comunicado, assinado pela engenheira Aline Milani Medeiros Carvalho e pela gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Silvia Albuquerque Correa de Araújo, foi endereçado ao gerente regional da ANM, Fernando José da Costa Bispo, no dia 4 de outubro. Em nota ao EXTRA, a petroquímica declarou:

“A Braskem informa que foi identificado um desnível superficial no solo em um ponto do canteiro de operações de preenchimento. Para realizar avaliações técnicas, as operações no entorno da unidade de enchimento da cavidade 27 foram suspensas preventivamente. As autoridades foram devidamente comunicadas, e as demais ações previstas no Plano de Fechamento de Mina seguem em andamento. O sistema de monitoramento permanece sendo acompanhado normalmente, de forma ininterrupta, e não há registro de atividades microssísmicas atípicas na região, neste momento”.

Igualmente procurada pelo semanário, a Defesa Civil municipal emitiu nota com o mesmo teor da enviada pela mineradora:

“A Defesa Civil, que acompanha a situação e monitora o local ininterruptamente, informa que a operação de enchimento da Mina 27 foi interrompida após a identificação de um desnível superficial, durante inspeções de rotina no terreno nessa região. A área está fora do raio de segurança da cavidade 27, mas de forma preventiva a operação de enchimento dessa cavidade foi temporariamente suspensa para a realização de avaliações complementares. Ressaltamos que não foram detectadas atividades microssísmicas atípicas na área, e os sensores não indicam deslocamentos anormais na região. Não há necessidade de alertas no momento”.


Encontrou algum erro? Entre em contato