JOGO DO PODER
Isnaldo Bulhões Jr. é cotado para assumir a articulação política do Governo Lula
Hugo Motta e Alcolumbre defendem nome alinhado com o CongressoIsnaldo Bulhões Jr., deputado federal pelo MDB de Alagoas, surge como o principal nome para assumir a Secretaria de Relações Institucionais, atualmente ocupada por Alexandre Padilha (PT). O parlamentar é o favorito entre os futuros presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) — seu apoiado —, e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para o cargo. A mudança se torna necessária devido ao desgaste de Padilha após o último ano, especialmente durante a gestão de Arthur Lira na presidência da Câmara.
A insatisfação com o atual titular da Secretaria de Relações Institucionais reflete-se em promessas não cumpridas pelo Planalto, gerando críticas dentro do Congresso. Hugo Motta e Davi Alcolumbre defendem, após a eleição das Mesas, a nomeação de uma pessoa alinhada com o Congresso, que seja capaz de articular com diferentes espectros políticos e também com o Governo Lula. Para ambos, Bulhões preenche esses requisitos.
O deputado, conforme apuração do EXTRA, teve participação expressiva nas votações da Câmara entre 2023 e 2024, sendo favorável a 96% das propostas da base governista e tem o perfil desejado para a função. Caso o presidente Lula aceite a sugestão, Alexandre Padilha poderá ser transferido para o Ministério da Saúde, cargo que já ocupou anteriormente. No entanto, tudo na política pode mudar a qualquer momento, visto que Bulhões já foi considerado favorito para outras posições no passado, mas não chegou a concretizá-las.
O problema que atrapalha a equação é o PSD de Gilberto Kassab, que não aceita a vontade da cúpula da Câmara dos Deputados. Atualmente, 11 ministérios estão nas mãos de partidos como o União Brasil, PSD, MDB, Republicanos e PP. Tudo indica que dividir e mudar as peças de um órgão para outro irá desgostá-los.