Conteúdo do impresso Edição 1304

CULTURA

‘Memórias Políticas de Chã Preta’ será lançado no início de março

Obra de Olegário Venceslau relata a história e bastidores do governo municipal desde 1910 até os dias atuais
Por MARIA SALÉSIA 22/02/2025 - 06:00
A- A+
REPRODUÇÃO
‘Memórias Políticas de Chã Preta’ será lançado no início de março
‘Memórias Políticas de Chã Preta’ será lançado no início de março

O município de Chã Preta, distante 100 km da capital alagoana, é conhecido por sua força política bastante forte e por essa peculiaridade se destaca dos demais vizinhos. Para se ter uma ideia da sua importância para o contexto político de Alagoas, nas últimas décadas o município é comandado pelos dois grupos políticos liderados pelas famílias Tenório e Teixeira, que trazem na bagagem muitas histórias vividas e tantos capítulos que ainda estão por vir.

Para contextualizar o enredo, o escritor alagoano e advogado Olegário Venceslau de Oliveira vai lançar no início de março o livro “Memórias Políticas de Chã Preta”. A obra conta com o prefácio do ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-ministro Aldo Rebelo, com quem o autor mantém laços de amizade há vários anos, quando ainda era acadêmico de Direito.

Há alguns anos o escritor tem se dedicado a pesquisar a história e os bastidores da política chã-pretense. Ex-procurador Geral do Município e da Câmara, Venceslau tem trânsito junto a políticos locais, o que facilitou colher diversas informações sobre o tema, além de suas pesquisas em antigos documentos e jornais, que resultaram na publicação de seu oitavo livro.

Segundo Olegário Venceslau, “esse livro veio preencher uma lacuna histórica existente em Chã Preta, principalmente por vários episódios políticos e históricos até hoje serem desconhecidos por grande parte da população local. Provavelmente, quase ninguém tem conhecimento que o nosso processo de emancipação política de 1962 foi parar no Supremo Tribunal Federal sob alegação de que era inconstitucional, cabendo ao ilustre e competente advogado Dr. Ulisses de Mendonça Braga Júnior defender Chã Preta perante o colegiado de ministros”, relatou.

O livro de Memórias Políticas de Chã Preta, em seus 15 capítulos, aborda a presença de chã-pretenses na Câmara Municipal de Viçosa desde o século XIX, a influência do coronelismo na administração local, as articulações visando a emancipação, a escolha do nome do primeiro prefeito indicado pelo governador, a eleição da primeira mesa diretora da Câmara de Chã Preta, a história do único candidato a prefeito que renunciou à candidatura, e o triunvirato político chã-pretense, dentre outros episódios.

O jovem advogado Olegário Venceslau traz em seu currículo literário uma vasta participação no meio cultural de Alagoas, se destacando como importante escritor dessa nova safra de intelectuais. Atualmente, autor de 8 livros, centenas de artigos publicados em jornais e revistas de todo país, é ainda membro da Academia Maceioense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e Rio Grande do Norte, Comissão Alagoana de Folclore e recentemente foi agraciado com o título de folclorista emérito, outorgado pela Comissão Nacional de Folclore, por seus relevantes serviços prestados ao folclore brasileiro, fazendo jus aos ensinamentos aprendidos com seus mestres Pedro Teixeira e Laurinda Vasconcelos, de quem fora discípulo e aluno desde a década de 1996 em Chã Preta.

Adquira seu exemplar da obra no valor de R$ 30. Mais informações através do contato do autor: (82) 99151-1856.


Encontrou algum erro? Entre em contato