JOGO DO PODER
Lira acerta Glauber, mas terá inimiga ainda pior na Câmara
HH é suplente do deputado que enfrenta processo de cassação
Ao mirar e acertar no que viu, o deputado federal Arthur Lira (PP) atingiu o colega Glauber Braga (PSOL-RJ), mas pode colocar de volta a Brasília uma velha inimiga dele em Alagoas: Heloísa Helena (Rede), suplente do parlamentar. Caso se confirme a cassação de Glauber, a ex-senadora retorna à capital federal 18 anos após ocupar a câmara alta do legislativo brasileiro.
Glauber é acusado de agredir um militante do MBL com xingamentos e pontapés em outubro do ano passado. Lira era presidente da Câmara quando fez o processo andar na Comissão de Ética. E, levando em conta o passado, Glauber era (e ainda permanece) sendo crítico contumaz do alagoano, chamando-o de bandido no plenário, irritando o todo-poderoso do PP local.
Era chamado de bandido após a revelação e condução dos bilhões do orçamento secreto. Lira sempre nega influência no processo contra Glauber, mas o dia a dia em Brasília mostra que as coisas têm ritmo bastante diferente, pois outros parlamentares, como Chiquinho Brazão, do Rio, mesmo preso acusado na trama que matou a vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson, não deixa de receber salário e regalias como deputado federal.
Ou ainda Carla Zambelli (PL-SP), que, se sofrer alguma punição por sacar uma arma na rua, será através do Supremo Tribunal Federal (STF).
Enquanto a cassação de Glauber é tratada como certa, porque será levada ao plenário da Câmara, Heloísa Helena se manifestou publicamente: “Glauber tem minha total e irrestrita solidariedade, é um processo escandaloso de dosimetria completamente desproporcional. Glauber é um homem honrado, tem meu apoio incondicional”, disse.
HH era filiada ao PT quando foi eleita vice-prefeita de Maceió na chapa encabeçada por Ronaldo Lessa em 1992. Depois, foi eleita deputada estadual e a primeira e única senadora do PT eleita por Alagoas, em 1998. Derrotou o veterano Guilherme Palmeira, do PFL, àquela altura com passagem pelo governo e Prefeitura de Maceió.