Conteúdo do impresso Edição 1312

JOGO DO PODER

Prefeitos ‘racham’ solenidades para afagar deputado e senador

Calheiristas e liristas constroem pontes em direção ao Senado
Por Odilon Rios 26/04/2025 - 06:00
A- A+
Reprodução/instagram
Arthur Lira participa de inauguração em Coruripe
Arthur Lira participa de inauguração em Coruripe

Fechados em Rio Largo, o senador Renan Calheiros (MDB) e o deputado federal Arthur Lira (PP) também se entenderam em Porto Calvo, da prefeita Eronita Sposito (MDB). Lira foi convidado para a cidade em 12 de abril, dia da emancipação política do município, e entregou uma retroescavadeira; Calheiros foi à cidade acompanhado do governador Paulo Dantas (MDB) em 17 de abril, anunciou que se mobiliza para um campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Dantas arrematou visitando obras que custam R$ 20 milhões.

Em 15 de abril, Lira esteve em Coruripe e, ao lado do ministro do Esporte, André Fufuca, entregou a Praça da Juventude e uma quadra poliesportiva. Neste mesmo evento estava o prefeito de Maragogi, Dani da Elba, rompido com o antecessor Fernando Lira, porém mostrando que nada disso abala os acordos com o parlamentar federal.

Coruripe é uma terra estrategicamente importante para Calheiros e Lira. Nona cidade com mais eleitores, é liderada pelos Beltrão, que assistiram a uma mudança muito tranquila do prefeito Marcelo, que deixou o PP para o MDB. Assim, o prefeito dará seu primeiro voto para Renan Calheiros. E o segundo? Será para Lira, como ficou demonstrado em dois momentos: em eventos com o deputado federal no município e em reunião da bancada federal no dia 7 de abril na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com a mesa encabeçada por Marcelo e seu vice Jorge Dantas, do MDB.

Aliás, na AMA, ao reunir a bancada federal, havia a presença de dois calheiristas: Isnaldo Bulhões (MDB) e Luciano Amaral (PSD).

Outro cabo eleitoral dos Beltrão é o deputado federal Marx, do PP, que anunciou seu voto em Arthur Lira ao Senado. Não revelou publicamente o segundo nome, porém é quase certo que será Calheiros.

O périplo de Arthur Lira pelas cidades também incluiu Traipu, do prefeito Lucas Santos (MDB), e Porto Real do Colégio, Higor Freitas (PP).

Porto Real do Colégio também tem presença calheirista, com o deputado estadual Remi, do MDB, e bom trânsito do governador, que entregou, no final de janeiro, uma creche Cria. Mas quem mais prevalece é Lira.

Traipu é o contrário: quem mais prevalece é o calheirismo, mas parece não existir obstáculos para Lira e para seu projeto pessoal.

Enquanto buscam se entender nas cidades, Lira e Renan disputam em Brasília quem tem mais prestígio ou força política junto ao governo federal.



Encontrou algum erro? Entre em contato