SEGUNDO ESCALÃO
Missão internacional testa visibilidade de secretaria comandada por Julio Cezar
Pasta criada em 2023 tem perfil discreto e pode ser desafio para popularidade de ex-prefeito
A primeira missão internacional do novo secretário de Relações Federativas e Internacionais, Julio Cezar, marcará sua estreia em um cenário ainda pouco conhecido pela população alagoana. A pasta tem perfil técnico e discreto, e o ex-prefeito de Palmeira dos Índios será responsável por torná-la visível e relevante.
A Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) foi criada em novembro de 2023 por meio de um projeto enviado pelo governador Paulo Dantas (MDB) à Assembleia Legislativa. A proposta foi aprovada sem resistência pelos deputados estaduais, que não apresentaram emendas ao texto.
Na justificativa enviada à ALE, o Executivo destacou que a nova pasta seria estratégica para estabelecer relações com outras unidades da federação e países estrangeiros, além de fomentar a política de energias renováveis no estado. A secretaria também passou a gerir os escritórios de Alagoas em São Paulo e Brasília.
A missão internacional ocorrerá entre os dias 23 e 30 deste mês. Julio Cezar acompanhará o governador Paulo Dantas durante a viagem oficial do Consórcio Nordeste ao exterior. As despesas serão custeadas pela própria Serfi, conforme publicação do Diário Oficial do Estado do dia 5 de maio.
Em publicação oficial, o governo autorizou o afastamento do titular da Serfi com ônus para o erário. O despacho informa que Julio Cezar integrará a comitiva que representará Alagoas na agenda promovida pelo consórcio, embora os detalhes sobre o país de destino não tenham sido divulgados.