PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

Dia do Trabalhador Rural reforça importância da valorização dele e do setor

Agronegócio tem se destacado como um setor que valoriza a segurança no ambiente de trabalho
Por Bruno Fernandes 21/05/2025 - 10:47
A- A+
© Emanuel Cavalcante/Divulgação Embrapa Amapá
Profissionais têm direitos assegurados por lei
Profissionais têm direitos assegurados por lei

A presença de alimentos em nossa mesa e o acesso a produtos essenciais para a saúde têm muito a ver com o esforço diário dos homens e mulheres do campo. O trabalhador rural desempenha um papel fundamental não apenas na produção de alimentos, mas também na garantia da segurança alimentar, no fornecimento de insumos médicos e na movimentação de setores estratégicos da economia, como o têxtil e o industrial, por meio da produção de fibras, grãos e matérias-primas.

Esses profissionais têm direitos assegurados por lei, a exemplo do registro em carteira, jornada regulada, férias, FGTS, adicional noturno, aposentadoria rural, entre outros. Apesar dos avanços, ainda há desafios, que a evolução das táticas e estudos profissionais resolvem.

O agronegócio tem se destacado como um setor que valoriza a segurança no ambiente de trabalho. Em geral, prioriza práticas sustentáveis e produtivas, embora ainda enfrente obstáculos. Felizmente, a maioria dos grandes produtores estão engajados em iniciativas modernas e responsáveis. O setor já avançou significativamente.

Naturalmente com tecnologia e humanização, empresários e investidores vão cooperar para desenvolver a agricultura. "O Brasil é um país de solo fértil, com enorme potencial, que precisa ser cuidado e preservado”, afirma Victoria Rizo, CEO da Henvix Ambiental, qye está em um evento sobre sustentabilidade na Alemanha.

Ela ainda acrescenta: “Hoje, o campo oferece mais segurança graças ao investimento contínuo. Embora subsídios sejam importantes, mesmo sem eles o setor tem impulsionado o desenvolvimento nacional. O avanço tecnológico e a preocupação com o meio ambiente tornaram o agronegócio mais eficiente e sustentável. Quando o campo prospera, todo o país colhe os resultados.”

Victoria Rizo conversou com exclusividade, de Bonn, na Alemanha, participando ativamente da reunião do FSC (Forest Stewardship Council) para revisão de padrões de atuação.

Esse é um passo essencial para garantir que os padrões que assegurem a rastreabilidade e integridade dos produtos florestais ao longo de toda a cadeia de suprimentos, segundo ela.

"Nosso compromisso com a sustentabilidade e a transparência segue firme — por um futuro mais responsável e certificado", destacou.


Encontrou algum erro? Entre em contato