homofobia
Movimentos sociais realizam protesto contra vereador
Movimentos sociais realizaram um protesto em frente à Câmara de Maceió na tarde desta terça-feira, 17, contra as declarações polêmicas do vereador Ronaldo Luz (PMDB), que afirmou durante sessão na semana passada que "homossexualidade é doença".
Segundo a ativista transexual, Bárbara Nagma, o discurso do político revelou todo desconhecimento que ele tem sobre o assunto. "Uma pessoa pública que provavelmente também teve votos de homossexuais", disse.
O vereador de Maceió, Ronaldo Luz
No entanto, Bárbara é otimista: "pessoas com opiniões iguais a do vereador, ainda bem, já são a minoria". O protesto contou com integrantes do Grupo Gay de Alagoas (GGAL), Ong Pró-Vida e Central de Movimentos Populares (CMP).
Polêmica
Na semana passada, Ronaldo Luz declarou sentir falta da época em que os homossexuais "se escondiam para não envergonhar a família". Conforme o vereador, os filhos de senhores de engenho que tinham a "doença" viravam padres "para se esconder".
No entanto, nesta segunda-feira, 16, Luz emitiu uma nota pedindo desculpas à comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBTs)
Confira a nota na íntegra
Considerando que foram dadas interpretações equivocadas às palavras do vereador Dr. Ronaldo Luz, durante a sessão ordinária da última quarta-feira, o parlamentar informa que, objetivando esclarecer a questão junto às entidades envolvidas, fará um novo pronunciamento na tarde desta terça-feira, na tribuna da Câmara.
De antemão, o Sr. Ronaldo Luz expressa seu pedido de desculpas pelo mal entendido, ao tempo que reitera seu compromisso com todos os maceioenses, colocando-se à disposição para maiores esclarecimentos, pessoalmente, em seu gabinete.
Assista ao vídeo do protesto