Sem exploração
Combate ao trabalho infantil vai ser intensificado na orla
Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são caracterizados pelo aumento do número de crianças e adolescentes envolvidos com o trabalho infantil, em decoda alta temporada em Maceió.
Com o objetivo de afastá-las do trabalho infantil ou de qualquer outra situação de vulnerabilidade social, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vai intensificar o enfrentamento a esta prática a partir deste final de semana, com atividades lúdicas, esportivas e culturais em locais estratégicos da orla da capital alagoana.
A Coordenação Geral de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas levará, por meio do Peti Volante, atividades voltadas para crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, entre 5 e 14 anos, nas quadras de areia das praias de Pajuçara e Jatiúca. Os trabalhos têm início a partir do próximo domingo (14), das 9h às 14h.
Segundo a coordenadora de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas, Liranise Alves, no verão do ano passado foi possível identificar, com as ações do Peti Volante, 50 crianças e adolescentes trabalhadores. “Todos estes casos foram encaminhados ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para que as famílias fossem acompanhadas”, disse.
A proposta deste ano é ofertar o atendimento da Assistência Social enquanto os pais destas crianças estão trabalhando na orla e, assim, poder conscientizar e acompanhar esses jovens em situação de trabalho infantil, encaminhando-os para os serviços da Prefeitura de Maceió e garantindo seus direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“Nós temos serviços como o de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que proporciona, no contraturno escolar, lições de cidadania, direitos e acesso à cultura, esporte e lazer. Queremos que estes pais conheçam um pouco mais destes serviços ofertados nos Cras para conseguirmos diminuir as desigualdades sociais em Maceió e contribuir para um futuro diferente destas crianças”, reforçou a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha.
A ação conta com a participação de profissionais do Serviço de Convivência, Abordagem Social e Peti e vai acontecer durante quatro domingos (21 e 28 de janeiro, e 04 de fevereiro), simultaneamente nas praias de Pajuçara e Jatiúca, das 9h às 14h.