serviço
Matemática: audioaulas ensinam a resolver situações do cotidiano

Durante o período de social, provocado pela pandemia de covid-19, é importante dinamizar o aprendizado e manter os vínculos com os alunos. No ensino da Matemática, uma disciplina tão presente no dia a dia, não seria diferente. E tem sido assim, de uma forma leve, com situações do cotidiano, que professores da Rede Municipal de Educação têm produzido as audioaulas para o Programa Rádio Escola Maceió.
Tendo como parâmetro as dimensões afetivas, cognitivas, sociais, econômicas e culturais que são exibidas ao longo do ano, os professores promovem a interação com os estudantes, deixando eles mais próximos da escola, de acordo com suas possibilidades, mesmo estando fisicamente fora dela.
A professora de Matemática, Eliane Ramos da Rocha Lins, explica como a nova perspectiva serve como aprendizado. “Auxiliar os professores participantes na gravação das audioaulas está sendo uma grande oportunidade de interagir e fazer a tematização da prática sobre o ensino e aprendizagem da Matemática em uma nova perspectiva e contexto, sobretudo com o uso de diferentes ferramentas que não faziam parte da nossa prática. É um grande aprendizado”, comentou.
O professor José Correia fala sobre a satisfação de participar do Programa e ter seus áudios exibidos na rádio. “Enquanto professor, participar do Rádio Escola Maceió com o componente curricular Matemática é gratificante, uma vez que estou contribuindo com o processo de fazer chegar, mesmo que de forma remota, o conhecimento, nesse momento de isolamento social”, disse.
O processo também serve para desmistificar a Matemática como disciplina complicada e abre um leque para novas formas de expandir o conhecimento da matéria de exatas. Quem defende esta ideia é Andréa Danielle Lopes dos Santos, professora da Escola Municipal Paulo Henrique Costa Bandeira.
“Os professores estão nos solicitando as gravações para diversificar as suas aulas e percebo que nós tivemos a oportunidade de desmistificar a Matemática, pois todos acreditam que são apenas operações e contas no caderno. A disciplina vai muito além e está presente no nosso cotidiano e pode ser bem dinamizada”, explicou Danielle.
As audioaulas de Matemática têm conseguido retorno positivo dos alunos. Muitos enviam cartas aos professores. Liedson Goiania Lins, estudante do 4° ano da Escola Municipal Paulo Bandeira, está acompanhando as aulas pelo rádio e conta que conseguiu entender o que o professor explicou. “Eu ouvi a aula pela rádio e achei muito interessante o conteúdo sobre Matemática que foi ao ar. Foi preciso ter muita atenção e mesmo assim entendi com clareza”, contou.