42 MUNICÍPIOS AFETADOS

Exército confirma manutenção da operação Carro-pipa em Alagoas

Municípios em questão estão em situação de emergência ou calamidade pública
Por Bruno Fernandes com AMA 11/10/2021 - 14:35
Atualização: 11/10/2021 - 17:01
A- A+
Cabo Elzir/Exército Brasileiro
Operação carro pipa atende 42 municípios alagoanos
Operação carro pipa atende 42 municípios alagoanos

O Exército Brasileirou comunicou nesta segunda-feira, 11, as coordenadorias municipais de Defesa Civil a manutenção do cronograma de outubro para Operação Carro-pipa em Alagoas.

A informação de que a operação seria suspensa no dia 20 de outubro nos municípios localizados no semiárido nordestino, Norte de Minas Gerais e Espírito Santo, por decisão do Governo Federal foi repassada no dia 29 de setembro.relacionadas_esquerda

Segundo o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, o exército tem se esforçado para manter a operação nos municípios mas tem esbarrado na indisponibilidade de recursos para manutenção do programa por parte do Ministério do Desenvolvimento Regional.

“Continuar vigilante e trabalhando para que a operação não pare um dia sequer e prossiga enquanto não houver água potável para todos, principalmente as comunidades mais distantes”, afirmou o presidente da associação e prefeito de Cacimbinhas.

Na última quinta-feira, a Defensoria Pública da União (DPU), por meio do defensor regional de Direitos Humanos em Alagoas e Sergipe, expediu recomendação à União, nas pessoas dos ministros da Economia e do Desenvolvimento Regional, para que adotem as medidas necessárias para manutenção da Operação.

Os municípios em questão estão em situação de emergência ou calamidade pública, devidamente reconhecidas pelo Poder Executivo. Em Alagoas, a operação atende a 42 municípios e 137 mil pessoas, que são distribuídas em 600 localidades da zona rural do Sertão e Semiárido

Em 2020, a média mensal de atendimento foi de cerca de 2 milhões de pessoas em 600 municípios brasileiros. Uma média de 4,2 mil carros-pipa foram contratados por mês. No total, foram investidos R$ 603 milhões para o serviço.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato