COOPERATIVAS
Justiça suspende eleição e nomeia interventor judicial para OCB Alagoas
Medidas foram adotadas para sanar prática de atos de manipulação do processo pela atual presidência
Uma assembleia geral que iria eleger a nova diretoria do Sindicato e Organizações das Cooperativas Brasileiras do Estado de Alagoas (OCB/AL) foi suspensa esta semana por determinação do juiz Pedro Jorge Melro Cansanção, da 13ª Vara Cível da Capital.
O magistrado deferiu, na última terça-feira à noite, o pedido liminar ajuizado pela Cooperativa de Colonização Agropecuária e Industrial Pindorama Ltda, que denunciou, em ação ordinária com pedido de tutela, irregularidades no processo que ocorreria na quarta-feira, 20.

Além de determinar a suspensão da assembleia sob argumento da prática de “reiterados atos para a manipulação do processo eleitoral”, o juiz afastou das atividades a atual presidente da OCB/AL, Márcia Túlia Pessôa de Souza, e nomeou o perito Antônio de Pádua da Costa Visgueiro Cavalcante como interventor judicial.
A partir de agora, o interventor vai conduzir a eleição dos novos dirigentes e controlar os atos de gestão atual da instituição para garantir a lisura do processo.
Na argumentação, a Cooperativa Pindorama relatou à Justiça que a atual diretoria da OCB/AL praticava violação do artigo 17 do estatuto social da instituição, que declara impossibilidade da participação de cooperativas nas assembleias gerais criadas após a publicação do edital de convocação, comportamento que sugere esquema de manipulação e fraudes.
Leia na íntegra no EXTRA nas bancas!
Publicidade Continua após a publicidade