PILAR
Pilarenses celebram seis anos do programa Bolsa Viva Bem
Prefeito anunciou a ampliação do valor mensal repassado para mais de quatro mil pessoas
Um dia para ficar na história. É assim que esta quinta-feira (23) será lembrada no Pilar, que celebra o aniversário de seis anos do maior programa social daquela cidade, o Bolsa Viva Bem. E a população pilarense é quem foi mais uma vez presenteada, com o prefeito Renato Filho anunciando uma série de novidades, como a ampliação do valor mensal repassado aos mais de quatro mil beneficiários. Teve até sorteio de prêmios, entre eles, um carro 0km.
Na ocasião, Renato Filho ressaltou o fortalecimento da parceria com o Governo de Alagoas ao confirmar o reajuste do Bolsa Viva Bem, cujo repasse saiu de R$ 100 para R$ 130 graças à emenda parlamentar da deputada Fátima Canuto. Outra grande novidade anunciada durante o evento foi a oferta de duas mil vagas em cursos profissionalizantes, resultado da parceria firmada entre Prefeitura, Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A Prefeitura também montou estandes para expor outras iniciativas de sucesso, como o Banco Pop, criado para fomentar o empreendedorismo, e a Casa da Mulher Pilarense, referência na atenção à saúde da mulher. Mulheres gestantes, por sua vez, receberam kits de enxoval do programa Mamãe Coruja e também se cadastraram no Cartão CRIA, programa do governo estadual que cuida da primeira infância. E ainda teve distribuição de sementes para pequenos produtores rurais do Pilar, todos assistidos por meio do programa Plantando o Futuro.
Mais casas
Ainda nesta quinta-feira, o prefeito Renato Filho e o governador Paulo Dantas autorizaram o início das obras das 150 unidades habitacionais que serão construídas para pescadores e marisqueiras do Pilar, além da terceira etapa da revitalização da orla lagunar da cidade.
“As novas casas serão construídas também na orla, mas em local seguro. Além de realizar um antigo sonho de quem sobrevive da lagoa, também iremos potencializar o nosso turismo. Por isso é que parcerias como esta são fundamentais”, disse o prefeito, que recordou o surgimento do Bolsa Viva Bem para frisar a importância que a iniciativa conquistou ao longo desses seis anos.
“O Bolsa Viva Bem começou bem modesto, mas logo conseguimos reduzir a extrema pobreza em 97%. E quero concluir o meu ciclo com todas as crianças do Pilar em sala de aula. Já saímos de 5,9 mil para mais de nove mil alunos matriculados na rede municipal. Afinal, minha maior obra é cuidar das pessoas, dar perspectiva de vida para todos”, emendou Renato, acrescentando que o Bolsa Viva Bem é apenas o começo para quem quer verdadeiramente mudar de vida.
“Programas sociais são a porta de entrada, enquanto os cursos que trouxemos hoje, a de saída, para que vocês possam, com o suor do trabalho, colocar comida na mesa. Por isso é que continuarei fazendo um mandato de oportunidades, certo também de que o governador Paulo Dantas fará uma grande gestão, uma gestão próxima do Pilar”, discursou Renato.
Publicidade