REPÚDIO

Carta aberta contra a Braskem já supera 12 mil adesões

Alagoanos denunciam em carta falta de respeito da empresa que provocou o desastre ambiental em Maceió
Por Assessoria 26/01/2023 - 13:27
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Afrânio Bastos
Imagens dos bairros afetados pela instabilidade do solo em Maceió
Imagens dos bairros afetados pela instabilidade do solo em Maceió

Confirmando todos os prognósticos de levante da população alagoana desencadeado a partir do anúncio da participação da Braskem como uma das empresas patrocinadoras do BBB23, a carta aberta contra a Braskem que os alagoanos encaminharam à Rede Globo, aos anunciantes do programa, ao CONAR, à ministra do meio ambiente e ao MPF em Brasília denunciando a empresa pela veiculação de propaganda enganosa, vez que alegam os missivistas, já supera 12 mil adesões. A empresa faz parte de um ramo de atividade – o plástico – que é um dos maiores poluentes do planeta.

A Carta - disponível em change.org/p/a-braskem-vai-afundar-o-bbb23-como-fez-com-maceió - já havia superado às 12 horas desta quinta feira o inédito quantitativo de 12 mil adesões. Um recorde absoluto em Alagoas, que demonstra o sentimento de repúdio que tomou conta dos alagoanos.

Na quarta-feira, 25, o site Metrópoles na coluna Buzz informou que Globoplay, Braskem e Rexona foram as marcas mais citadas no Twitter na primeira semana do BBB23. Esses dados são da plataforma Knewin e foram colhidos no período de 16/1 a 23/1.

Segundo o site, no Twitter, uma das redes sociais mais utilizadas para comentar sobre o programa, apenas na primeira semana foram mais de 1 milhão e 500 mil tuítes. A hashtag #bbb23 foi a mais utilizada, aparecendo em 61,7% dos tuítes, seguido de #redebbb (6,8%) e #bbb (2%).

A Globoplay foi a mais mencionada com 60,65%, não apenas por patrocinar a primeira prova de imunidade do programa, mas também por ser a plataforma na qual o público pode ver a casa ao vivo e escolher em qual câmera deseja assistir, desde que seja assinante.

Em contrapartida, a Braskem com 18,71% vem colecionando críticas em relação ao patrocínio no BBB. Com o desastre ecológico que vem acontecendo em Maceió e o afundamento da cidade após a extração de sal no subterrâneo, o público vem criticando a marca por investir em um patrocínio milionário em vez de pagar as indenizações da população alagoana.


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