RENATA PIRES

Ex-primeira dama de AL faz parte dos 30% indicados a Tribunais de Contas por parentes

Nome de Renata foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Alagoas em dezembro do ano passado
Por Redação 06/03/2023 - 08:30
Atualização: 06/03/2023 - 11:50
A- A+
ALE-AL
Renata Pires Pereira Calheiros
Renata Pires Pereira Calheiros

Cerca de 30% dos atuais 232 conselheiros dos Tribunais de Contas estaduais são familiares de políticos, sendo que alguns foram nomeados ou indicados por influência direta por seus próprios irmãos, sobrinhos ou cônjuges governadores, como é o caso de Renata Pires, esposa do ex-governador de Alagoas, Renan Filho (MDB).

Renata faz parte dos 30% dos conselheiros dos Tribunais de Contas do país que são familiares de políticos, segundo um levantamento feito pelo jornal O Globo. Esses tribunais são responsáveis por fiscalizar o uso do dinheiro público.

O estudo também revela que 80% desses conselheiros chegaram a seus cargos por indicação de aliados políticos, e 32% são alvos de investigações ou condenados por crimes que vão desde improbidade administrativa até corrupção.

O nome de Renata foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Alagoas em dezembro do ano passado por 22 votos a favor e dois contrários. A ex-primeira-dama assumiu a vaga deixada pela aposentadoria de Cícero Amélio da Silva.

Essa é a terceira vez que uma esposa de um ministro do governo Lula é indicada para um desses tribunais.

Os outros casos são o do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), que emplacou sua mulher, Rejane Dias, para conselheira do Tribunal de Contas do Piauí (foto) e do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), que nomeou sua mulher, Marília Góes, no Tribunal de Contas do Amapá em fevereiro de 2022, quando ainda era governador do estado.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato