TRÂNSITO
Detran Alagoas adota indicação do real infrator via internet; veja como fazer
Funcionalidade vai permitir transferência de multas a partir do site do órgão e da Carteira Digital de Trânsito
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) confirmu nesta segunda-feira, 16, que adotou uma nova funcionalidade desenvolvida pelo Serpro para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para permitir que a Indicação do Real Infrator em casos de multas seja realizada totalmente on-line.
Com a novidade, o estado de Alagoas é o primeiro do Nordeste a adotar a funcionalidade, e os condutores alagoanos podem fazer a indicação usando o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Segundo Marco Fireman, diretor-presidente do Detran Alagoas, “é uma saída prática para o proprietário de que costuma emprestar o veículo a terceiros e ser multado em razão da infração cometida por outra pessoa".
Vale ressaltar que, somente nesse ano de 2023, desde janeiro, um total de 781 processos de transferência de pontuação foram abertos no Detran Alagoas.
“A indicação do real infrator pode ser feita em até 30 dias a contar da data de notificação da multa. A indicação on-line economiza tempo, além de contribuir para a legitimidade da multa, já que a autuação recai sobre quem, de fato, cometeu a infração”, complementa Mara Leniza, analista de negócios do Serpro.
Como fazer
A indicação on-line só é permitida entre pessoas físicas. O proprietário do veículo e o real infrator devem possuir CNH digital e o indicado deve assinar o aceite de forma eletrônica pelo portal de serviços de governo, o Gov.br. Para isso, é necessário que a pessoa possua uma conta de nível ouro ou prata.
Sexto do país
O Detran Alagoas é o sexto do país e o primeiro do Nordeste a oferecer a tecnologia, que também é utilizada pelos órgãos de trânsito do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Assim, é possível a indicação de condutores de quaisquer dos estados que aderiram, desde que a infração também tenha ocorrido nesses locais.
Para fazer a transferência, basta informar o verdadeiro responsável pela multa, com nome e CPF. Após isso, o indicado recebe uma comunicação e, caso realize o aceite, ele assumirá, apenas para aquela infração, os pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Publicidade