BLACK FRIDAY

Associação Comercial de Maceió estima crescimento de 3% este ano

Expectativa segue tendência nacional estimulada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens
Por Bruno Fernandes 24/11/2023 - 04:20
Atualização: 27/11/2023 - 10:27
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Agência Brasil
Comércio aposta na Black Friday para aquecer vendas
Comércio aposta na Black Friday para aquecer vendas

O comércio de Maceió estima um crescimento de até 3% na Black Friday deste ano, que acontece nesta sexta-feira, 24, em todo o Brasil, em comparação às vendas do mesmo período do ano passado, segundo estimativas da Associação Comercial de Maceió.

O entusiasmo maceioense segue a tendência nacional, na qual a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra um faturamento de R$ 4,64 bilhões, o que significa 4,3% a mais que em 2022. Se a previsão se concretizar, será o maior volume de vendas para a data, trazida para o Brasil em 2010.

A desaceleração da inflação é um dos fatores que devem impulsionar as vendas, além dos cortes recentes na taxa básica de juros por parte do Banco Central, que favorecem o crédito e representam outro motivador para as compras, principalmente de bens duráveis – geladeira, televisão e celular.

“Temos uma boa estimativa de crescimento para este ano. Posso dizer que devemos ter um aumento entre 1,5% e 3% se comparado ao ano passado, o que para nós, que até então tínhamos saído de um período pós-pandemia, é um número ótimo”, disse ao EXTRA o vice-presidente da Associação Comercial de Maceió, Marcos Tavares.

Marcos Tavares, vice-presidente da Associação Comercial de Maceió

Tavares afirma, ainda, que empresas de diversos setores, incluindo as de eletroeletrônicos, móveis e confecções, já estão com promoções antecipadas para aquecer as vendas e compras.

“É uma data importante para o comércio, mas é algo que nos preparamos durante todo o mês com promoções, os famosos esquentas entre outras atividades que ajudam a não deixar tudo para um único dia”.

Capacitação para o E-commerce

As promoções da Black Friday na 1ª quinzena de novembro já têm impulsionado o varejo, com aumento na demanda dos consumidores às vésperas do evento, segundo dados pelo Itaú Unibanco na última quarta-feira. O faturamento no e-commerce durante o período que antecede a tradicional temporada de descontos lidera o crescimento, com alta de 27%, algo já esperado também pela Associação Comercial de Maceió.

“Ao longo do mês realizamos treinamentos e cursos para ajudar o comerciário maceioense a se preparar para essa data, principalmente em relação ao uso do WhatsApp para realizar vendas e criação de mostruário para impulsionar as vendas do e-commerce”, completa Marcos Tavares.

Ainda conforme os dados, o número total de transações também teve alta, com o e-commerce se destacando com crescimento de 26%, enquanto o físico subiu 15%. Entre os setores que mais se sobressaem no aumento do consumo estão as lojas de departamento (+62%), decoração e eletrodomésticos (+38%), hotéis (+35%), lojas de alimentos especializados (+34%) e ensino (+27%).

Dicas

  • Na agitação da Black Friday, onde ofertas abundam, é fundamental que os consumidores adotem uma abordagem estratégica para garantir economias significativas. O EXTRA preparou cinco dicas rápidas, de pesquisa prévia a cuidados com a segurança online para tornar a Black Friday uma experiência satisfatória e financeiramente consciente.
  • Priorize itens essenciais: concentre-se em comprar produtos que você realmente precisa ou que planejava adquirir, para garantir que está aproveitando a Black Friday de maneira útil e econômica.
  • Monitore as ofertas em tempo real: fique atento às ofertas em tempo real, já que algumas promoções podem ser relâmpago. Utilize aplicativos de compras e sites especializados para acompanhar descontos instantâneos durante o dia.
  • Esteja preparado para cupons exclusivos: algumas lojas oferecem cupons de desconto adicionais durante a Black Friday. Verifique os sites das lojas, redes sociais e newsletters para garantir que está aproveitando todas as oportunidades de economizar.
  • Comparação de preços: mesmo durante a Black Friday, a comparação de preços é crucial. Certifique-se de que está obtendo o melhor negócio possível, comparando os preços em diferentes lojas antes de finalizar a compra.
  • Políticas de entrega e devolução: dada a alta demanda durante a Black Friday, é importante verificar as políticas de entrega e devolução das lojas. Certifique-se de que os prazos de entrega atendem às suas necessidades e esteja ciente das condições de devolução, caso seja necessário retornar algum produto.

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