MACEIÓ

IPTU: Sefaz informa que 50 mil contribuintes quitaram imposto em cota única

Maceioense pode quitar imposto com desconto até 28 de março
Por Tamara Albuquerque 19/02/2024 - 13:50
Atualização: 19/02/2024 - 14:16

ACESSIBILIDADE

Agencia Brasil
Arrecadação do IPTU integra os cofres dos municípios
Arrecadação do IPTU integra os cofres dos municípios

A Prefeitura de Maceió informou nesta segunda-feira, 19, que mais de 50 mil contribuintes residentes na capital aproveitaram o desconto de 15% ofertado na parcela única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024. Segundo o Município, o abatimento é um dos maiores entre as capitais brasileiras e o maior entre as capitais do Nordeste. 

A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) diz  que houve um aumento de 13% na adesão à primeira cota única em relação a 2023, porém, não informa qual o percentual de reajuste foi aplicado ao IPTU este ano, em relação ao ano passado.

O subsecretário da Receita Municipal de Maceió, Alexandre Lopes, explica que a oferta de descontos são formas de estimular a adimplência, evitando que o contribuinte enfrente problemas futuramente, como a inscrição do imóvel em dívida ativa. 

A inadimplência do imposto em Maceió ficou em 50% no ano de 2022, segundo a Sefaz, quando a Prefeitura também ofereceu desconto de 15% na cota única. Na época, o imposto sofreu um reajuste de 10.25%. O Extra solicitou informações sobre o cálculo do reajuste, que é realizado anualmente tendo por base a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mas não obteve resposta da Sefaz até o momento.

Em matéria divulgada nesta segunda-feira, Lopes lembrou que este ano o Município oferece outras oportunidades de quitar o IPTU à vista: com 10% de desconto até 29 de fevereiro e 5% até 28 de março.  O imposto também pode ser parcelado em 10 vezes, porém sem oferta de descontos.

Este ano a prefeitura não enviará os carnês físicos, apenas boletos mais compactos, a partir de março e que contâm apenas o desconto de 5% e as 10 parcelas do imposto.

As guias são emitidas pela internet no site da Prefeitura de Maceió em online.maceio.al.gov.br/n/iptu2024, com o número de inscrição imobiliária. O site do Município oferece dois tipos de guias, uma mais simplificada, com código de barras copiável, QR Code e chave para pagamento em Pix e outra mais detalhada, disponível na opção ‘Boletos Tradicionais’.

Publicidade

Continua após a publicidade





Encontrou algum erro? Entre em contato