CHEGADA ADIADA
Van com trabalhadores de AL resgatados no ES quebra na estrada
Grupo vivia em situação análoga à escravidão em uma fazenda de caféO grupo com os trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão em uma fazenda de café no Espírito Santo estava a caminho de Alagoas quando a van em que eles estavam quebrou nesta quinta-feira, 16, na estrada em Sergipe.
O grupo saiu do Espírito Santo na quarta-feira, 15. A expectativa é que chegue em Penedo, cidade natal das vítimas, ainda na noite desta quinta-feira, 16.
Os 12 alagoanos viajaram para o Espírito Santo no início do mês com a promessa de trabalhar em uma lavoura de café, mas os trabalhadores disseram que não estavam sendo pagos, que não havia café suficiente para colheita e que estavam morando em situação insalubre, sem água tratada para beber e em um local com muitos insetos.
Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, uma das trabalhadoras disse ainda que eles precisavam pagar pela comida e a dívida já estava em R$ 11 mil. Os documentos pessoais dos trabalhadores ficaram retidos pelo dono da fazenda, o que impedia o retorno deles para Alagoas.
O resgate aconteceu na terça-feira, 14, quando a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas acionou a Polícia Militar do Espírito Santo para resgatar os trabalhadores. A operação contou com a participação do Ministério do Trabalho, Polícia Federal e Ministério Público da União.
Publicidade
Continua após a publicidade