Semarh alerta
Previsão: chuvas podem persistir em Alagoas até quarta-feira
Caso as chuvas persistentes se confirmem, pode haver risco de alagamentosA capital alagoana está sob a influência de chuvas contínuas desde a segunda-feira (27), com previsão de que o fenômeno persista até a próxima quarta-feira (29). A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Alagoas (Semarh-AL) alerta para a possibilidade de acumulados de água durante esse período.
De acordo com a Semarh-AL, a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais está monitorando de perto as condições meteorológicas atuais, bem como os modelos numéricos de previsão do tempo. As últimas análises indicam a continuidade das chuvas, especialmente na metade norte das regiões do Litoral e Zona da Mata do Estado de Alagoas, incluindo a região metropolitana de Maceió.
A chuva, que começou de forma contínua na madrugada de terça-feira, pode se intensificar ao longo do dia, persistindo até a quarta-feira. Também há previsão de chuva em outras regiões do estado durante esse período. O escoamento de sudeste está mais intenso, resultando no aumento da nebulosidade sobre a costa leste da Região Nordeste do Brasil e áreas oceânicas adjacentes.
Esse padrão favorece a persistência das chuvas na região do Litoral e Zona da Mata nas próximas 48 horas. A Semarh-AL destaca a atenção especial para a porção norte do Litoral e Zona da Mata, onde os maiores acumulados de chuva são esperados.
Caso as chuvas persistentes se confirmem, pode haver risco de alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, elevação em pequenos rios e riachos, além de aumento do risco de deslizamentos em áreas de encosta. Nas demais regiões, também há possibilidade de chuva, porém sem riscos associados.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais continua monitorando as condições meteorológicas, e novas atualizações poderão ser emitidas a qualquer momento. Alertas meteorológicos ou hidrometeorológicos serão emitidos em caso de intensificação das condições climáticas ou aumento nos volumes de chuva previstos pelos modelos numéricos.