Eleições 2024
Maceió tem suplente de senador concorrendo à Câmara Municipal
TSE mostra que 10 suplentes de senadores disputam vagas de vereador no paísO Tribunal Superior eleitoral registra 83 deputados federais na disputa por cargos eletivos nas eleições deste ano. Entre eles, 7 concorrem a vagas de vereador. Além disso entre os 16 suplentes de senadores que vão participar do pleito, 10 concorre ao cargo nas Câmaras Municipais. É o caso da suplente do senador Renan Calheiros (MDB) em Maceió, Silvania Barbosa (Solidariedade).
A vereadora por Maceió, cujo nome completo é Silvania Batinga de Oliveira Barbosa, é candidata à reeleição. Ela foi eleita em 2020 com 4.541 votos, à época pelo PRTB. Nas eleições de 2022, Silvania concorreu a uma vaga de deputada federal, desta vez pelo MDB.
Os candidatos não precisam se afastar do mandato no Congresso Nacional para participar do pleito. Ou seja, a candidatura pode ser uma forma de testar a popularidade e a força política dos políticos nas cidades. Atualmente, há 457.162 candidatos nas eleições municipais.
Os números podem ser alterados até 16 de setembro, prazo final para o julgamento dos pedidos de registro e de substituição de candidatos pela Justiça Eleitoral. Em Maceió 313 candidatos disputam as vagas na Câmara.
A eleição para vereadora ou vereador se dá pelo sistema proporcional. Isso significa que nem sempre os mais votados conseguem um cargo na Câmara Municipal. O Código Eleitoral (Lei 4.737 de 1965) determina a aplicação dos quocientes eleitoral e partidário para esse tipo de votação.